REDAÇÃO CENTRAL, May 20, 2017 / 05:00 am
"O Nome de Jesus é a luz dos pregadores porque ilumina com o seu esplendor os que anunciam e os que ouvem a sua palavra", dizia São Bernardino de Sena, grande propagador do amor ao Santíssimo Nome de Jesus.
São Bernardino nasceu na Itália em 1380, ficou órfão e foi criado por uma tia. Desde pequeno, gostava de montar altares e imitar os pregadores. Em sua adolescência, era cuidadoso em seu comportamento e buscava manter a pureza.
Quando tinha 20 anos, uma grande peste se abateu sobre a região. Ele e seus amigos foram ao hospital servir aos enfermos até que a epidemia terminou. Mais tarde, fez parte da Ordem dos Frades Menores, foi ordenado sacerdote e converteu muitos com sua pregação.
Como pregador da devoção ao Santíssimo Nome de Jesus e à Eucaristia, costumava carregar uma pequena imagem da hóstia consagrada com raios e no centro o monograma IHS, que o santo ajudou a popularizar como símbolo da Eucaristia.
Entre as duras provas que teve que enfrentar, esteve a suspensão como pregador que recebeu do Papa Martinho V, fato em que interveio São João Capistrano, que o ajudou a arrumar sua situação.
Foi um grande reformador da Ordem Franciscana, fundou mais de 200 mosteiros e rejeitou três episcopados.
Ao final de sua vida, São Pedro Celestino apareceu a ele para avisá-lo de que sua morte estava perto. Partiu para a Casa do Pai em 1444 e foi canonizado seis anos depois.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar