MANCHESTER, May 23, 2017 / 09:30 am
A Igreja na Inglaterra e País de Gales, por meio de uma carta de Dom John Arnold, Bispo de Salford, condenou o atentado da noite de segunda-feira contra a Arena Manchester que provocou a morte de 22 pessoas e deixou 59 feridos.
Em sua carta, o Bispo, a cuja Diocese pertence a cidade de Manchester, afirma que "os cidadãos de Manchester e os membros da comunidade Católica estão unidos em sua condenação ao ataque contra uma multidão na Arena Manchester. É um ataque que não tem justificativa".
"Agradeço aos serviços de emergência por sua rápida e eficaz resposta que salvou vidas", assinalou.
Além disso, indicou que "nos unimos em oração por todos aqueles que faleceram ou que ficaram feridos e por suas famílias e por todos os afetados por esta tragédia".
"Agora, todos devemos nos comprometer a trabalhar juntos, por todos os meios, para ajudar as vítimas e as suas famílias, e para construir e fortalecer nossa solidária comunidade", concluiu Dom Arnold.
O atentado terrorista aconteceu por volta das 22h30 (hora local), na entrada do recinto esportivo Arena Manchester, onde estava acabando um show da cantora norte-americana Ariana Grande.
Até o momento, a polícia britânica confirmou que se trata de um atentado suicida. Também identificou o assassino, embora ainda não tenham divulgado sua identidade. As forças de segurança também estão trabalhando na verificação de um vídeo no qual um homem encapuzado reivindica o ataque em nome do Estado Islâmico.
Diversas Conferências Episcopais da Europa se somaram à condenação deste crime e mostraram sua solidariedade às vítimas.
Por meio da rede social Twitter, vários Bispos espanhóis publicaram mensagens de proximidade aos afetados.
O secretário geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. José María Gil Tamayo, publicou uma mensagem na qual transmite a união da CEE "com a Igreja na Inglaterra e País de Gales, nossa oração e solidariedade às vítimas da Arena Manchester e ao povo do Reino Unido e nossa repulsa ao atentado".
Também o Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, quis se unir à oração pelos falecidos e feridos: "Manchester ontem nos falou de violência e morte. Também ali Jesus Cristo nos recorda como dar a vida: com seu Amor. Rezo pelas vítimas".
Mánchester ayer nos habló de violencia y muerte. También allí Jesucristo nos recuerda cómo dar vida: con su Amor. Rezo por las víctimas.
- Carlos Osoro Sierra (@cardenalosoro) 23 de maio de 2017
O Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo, por sua parte, lamentou que "a barbárie e o ódio golpeiam de novo a Europa, como fazem diariamente em dezenas de países" e transmitiu sua "oração e proximidade às vítimas de Manchester".
Confira também:
Papa Francisco condena loucura homicida do terrorismo: Nunca matar em nome de Deus https://t.co/W7R2xFygMi
- ACI Digital (@acidigital) 9 de janeiro de 2017
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar