Cidade do México, Aug 30, 2017 / 06:00 am
O Arcebispo de Guadalajara (México), Cardeal Francisco Robles Ortega, se pronunciou a respeito da obra "Sincretismo", uma escultura inaugurada em meados deste mês e que provocou desconforto nos fiéis católicos por mesclar a Virgem de Guadalupe com a deusa pré-hispânica Coatlicue.
"Sincretismo" é uma escultura metálica feita por Ismael Vargas e que funde Nossa Senhora de Guadalupe com a Coatlicue, a "mãe de Huitzilopochtli, o deus padroeiro dos mexicas".
A divindade tem entre as suas características uma saia de serpente, um colar de mãos e corações humanos arrancados de vítimas sacrificadas, assim como duas cabeças de serpentes encontradas que substituem a cabeça e que simulam dois jatos de sangue que brotam do seu pescoço cortado.
Coatlicue. https://t.co/SAJix7tvBW #Aztec #History pic.twitter.com/l89GKL5gqt
- Ancient History (@ahencyclopedia) 19 de julho de 2017
Esta obra provocou desconforto entre os fiéis. Então, um grupo de aproximadamente mil pessoas marchou pacificamente no último sábado como um "ato de desagravo",e a fim de manifestar a sua inconformidade contra esta obra financiada com fundos municipais e de compensação e que faz parte da iniciativa Arte Pública em Guadalajara do conselho municipal da cidade.
No final da Missa de domingo, 27 de agosto, o Purpurado manifestou o seu apoio a essa manifestação de rechaço. "Esta é a expressão de um bom número de pessoas que foram, que puderam ir, mas haverá outras que não puderam estar presentes, mas também os apoiam nessa visão. Cabe às autoridades ler e interpretar essa inquietude legítima destas pessoas de discordar e se expressar", assinalou.
Imágenes de la marcha católica en contra del monumento "Sincretismo" (fusión de Virgen de Gpe con Coatlicue) colocado por el @GuadalajaraGob pic.twitter.com/6S5fumYS2I
- Julio Rios (@julio_rios) 27 de agosto de 2017
O Cardeal indicou que ante a polêmica gerada, o autor enviou uma carta há alguns dias para explicar as suas intenções ao criar esta obra.
Na carta, lida pelo Arcebispo, Vargas disse que pretendia apresentar "um relato claro e respeitoso do processo histórico que permitiu a espiritualidade das culturas ameríndias se encaixar com a fé cristã".
O Cardeal Robles Ortega advertiu que esse tipo de obra perturba a fé das pessoas simples, que estão acostumadas a ver a imagem única da Virgem de Guadalupe.
"Somente a obra em si mesma, sem que ninguém dê uma explicação, perturba, inquieta as pessoas mais simples; ou seja, aqueles que não têm a capacidade de transcender a obra de arte e o seu significado. Acho que isso foi o que aconteceu. Os devotos mais simples e humildes da devoção da Santíssima Virgem, acostumados a ver a sua imagem única e clássica, se sentem perturbados, confusos, por essa interpretação que pretende ser artística", expressou.
O Arcebispo disse que a Arquidiocese não está disposta a pedir que a escultura seja deslocada, mas indicou que "talvez (as autoridades) não mediram o que poderia significar para a sensibilidade dos outros católicos, que temos uma devoção profundamente enraizada à Santíssima Virgem de Guadalupe".
Lançam campanha para a retirada da escultura
Por sua parte, através da plataforma CitizenGo, foi lançada um abaixo-assinado para exigir a Enrique Alfaro, prefeito de Guadalajara, que "retire do bairro do Refugio a obra 'Sincretismo', localizada na Av. Federalismo e na RUA Hospital, pois parece ofensiva a relação que o seu autor faz entre Coatlicue, a deusa da morte, e a Virgem de Guadalupe".
"Os católicos consideramos uma ofensa grave que em nome da arte, seja profanada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe e que apaguem a mensagem que em si mesma deu origem a uma nova cultura mestiça do próprio Povo Mexicano", afirma a campanha, iniciada por Emmanuel Torres Rentería e que já tem mais de 25 mil assinaturas.
Recordou que "a tilma da Virgem de Guadalupe é em si mesma uma obra de arte divina que deve ser representada como já foi feito por São Juan Diego há aproximadamente 500 anos. Acreditamos que esta obra de sincretismo que une a deusa da morte asteca e a Virgem de Guadalupe é uma provocação aos católicos, além do alto custo de mais de 5 milhões de pesos, e não podemos permitir isso".
Confira também:
Imagem da Virgem de Guadalupe se salva de incêndio durante passagem do furacão Harvey https://t.co/c3yFglh2zS
- ACI Digital (@acidigital) 29 de agosto de 2017
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar