MADRI, Jun 20, 2005 / 18:24 pm
Após a histórica manifestação pela família e o casamento que reuniu neste sábado em Madri mais de um milhão de pessoas, o presidente da plataforma civil HazteOir.org, Ignacio Arsuaga, acusou o Governo e alguns meios de imprensa vinculados ao partido governante de manipular os números e o impacto do evento.
Arsuaga, presidente de uma das principais entidades que convocadoras do evento, classificou de “insulto” e tentativa de “manipulação” do número fornecido pela Delegação do Governo em Madri que estimou em apenas 166 mil os participantes da marcha contra a legalização dos “matrimônios” homossexuais. A Comunidade de Madri disse que eram 700 mil e o Foro Espanhol da Família (FEF), organizador do evento, deu conta de um milhão e meio de pessoas participantes.
Para a Arsuaga, Mendez "perdeu o sentido da honradez". "Se para a manifestação da AVT (Associação Vítimas do Terrorismo) baixou as cifras a seu desejo até os 250 mil", afirmou, "o que não tem sentido é que nesta ocasião, que fomos quase o dobro, tenha a pouca vergonha de falar de 160 mil".
Manipulação em El País
Em uma tentativa de manipular a realidade, vários jornais e noticiários televisivos combinaram de fornecer muitas imagens de sacerdotes, bispos e religiosas, além de planos curtos com apenas algumas pessoas e pouca multidão.
Em relação à cobertura dos meios partidários do Governo socialista, Arsuaga, considerou que a informação oferecida pela rede de rádio SER e o jornal El País "beira o absurdo".
Na foto da capa da edição dominical do jornal, que estimou a assistência apenas 188 mil pessoas, aparecia o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco, junto com um de seus bispos auxiliares, além de um garoto e quatro jovens com uma bandeira espanhola e outra do vaticano.
Do mesmo modo, a mídia apresentou uma pesquisa do CIS sobre a homossexualidade, segundo a qual 66,2 por cento dos cidadãos acreditam que os casais homossexuais deveriam ter direito a contrair "matrimônio". Entretanto, destacam desde o ForumLibertas.org, nas estatísticas oferecidas, o jornal não consignou estudos como o do Instituto Nacional de Estatística "que assegura que os homossexuais são apenas um por cento da população e que a cifra sobe até 3 se forem incluídos os que declaram ter tido alguma experiência com outra pessoa do mesmo sexo".
As imagens aéreas oferecidas pelo Telemadrid e as fotografias de diferentes meios, "creditam que os manifestantes transbordam completamente o percurso que o periódico utiliza para fazer sua contagem de manifestantes, desmascarando flagrantemente sua mentira", assegurou Arsuaga.
Ao referir-se ao "blecaute informativo" sobre o evento em Televisão Espanhola (TVE), "quase melhor não falar", expressou Arsuaga. "A televisão de todos está cheia de manipuladores profissionais", criticou.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar