22 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco pede perdão por abusos de sacerdotes em seu primeiro discurso no Chile

Papa durante seu discurso às autoridades do Chile | Captura de vídeo

Em sua primeira atividade oficial no Chile, o Papa Francisco expressou seu pesar pelo "dano irreparável causado às crianças por ministros da Igreja" e sublinhou que "é justo pedir perdão e apoiar, com todas as forças, as vítimas, ao mesmo tempo em que devemos empenhar-nos para que isso não volte a repetir-se".

O Santo Padre expressou estas palavras durante o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático realizado na manhã de hoje no Palácio de La Moneda.

Em seu discurso, o Papa fez um apelo para tornar o país "uma casa, uma família", e indicou que para isso é necessária a "capacidade de escuta" entre todos os setores, especialmente os mais vulneráveis, entre eles as crianças.

"E aqui não posso deixar de exprimir o pesar e a vergonha que sinto perante o dano irreparável causado às crianças por ministros da Igreja. Desejo unir-me aos meus irmãos no episcopado, porque é justo pedir perdão e apoiar, com todas as forças, as vítimas, ao mesmo tempo em que nos devemos empenhar para que isso não volte a repetir-se", expressou.

Francisco não mencionou nomes, entretanto, no Chile há o caso do Pe. Fernando Karadima, que atualmente tem 87 anos e foi acusado de ter cometido abusos sexuais nos anos 1990.

A justiça chilena encerrou o processo em 2010. Entretanto, a investigação canônica da Santa Sé o declarou culpado de cometer abusos sexuais a menores de idade.

A investigação da Congregação para a Doutrina da Fé começou em julho de 2010 e concluiu com um decreto divulgado em 16 de janeiro de 2011.

O decreto proibiu perpetuamente o sacerdote de exercer as suas funções sacerdotais e, considerando a sua idade atual (80 anos) e a sua saúde, foi obrigado a retirar-se "a uma vida de oração e de penitência, também em reparação das vítimas dos abusos cometidos por ele".

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar