Vaticano, Jun 14, 2018 / 08:00 am
O Conselho de Cardeais que assessora o Papa Francisco na reforma da Cúria Romana, conhecido como C-9, preparou o esboço de uma nova Constituição Apostólica da Cúria, cujo título provisório é Praedicate Evangelium.
Segundo divulgou o diretor da Assessoria de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, este primeiro texto deve ser analisado pelo Santo Padre, que fará as apreciações que considerar "oportunas, úteis e necessárias".
O C-9, reunido em Roma desde segunda-feira, 11 de junho, dedicou grande parte das sessões desta reunião, a 25ª desde que o Conselho foi constituído, a examinar o esboço da nova Constituição Apostólica. Entretanto, também foram analisados os avanços no processo de reforma da Cúria.
Nesse sentido, Mons. Brian Ferme, Secretário do Conselho para a Economia, apresentou a reforma da estrutura financeira-organizativa da Santa Sé e do Governatorato.
Do mesmo modo, "após ter ilustrado os objetivos e os princípios fundamentais, entre os quais evitar desperdícios, favorecer a transparência, assegurar a correta aplicação dos princípios contábeis, seguir o princípio de dúplice supervisão e os padrões internacionais", Mons. Ferme evidenciou uma série de resultados positivos.
Entre esses resultados estão: "Um procedimento uniforme para a preparação dos orçamentos e balanços; uma maior atenção às despesas; uma maior cooperação e compreensão da reforma financeira; uma mudança gradual de mentalidade acerca da transparência e responsabilidade".
Finalmente, "Sua Eminência Cardeal Sean Patrick O'Malley atualizou os presentes sobre o trabalho da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores".
Greg Burke anunciou, finalmente, que a próxima reunião do Conselho dos Cardeais se realizará nos dias 10, 11 e 12 de setembro deste ano.
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar