24 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Preparam festa pelos 525 anos da primeira Missa celebrada na América

Peregrinação por ocasião dos 525 anos da primeira Missa celebrada na América | Facebook Arquidiocese de Santo Domingo

A Igreja da República Dominicana começou uma série de peregrinações em ação de graças pelos 525 anos da primeira Missa celebrada na América, aniversário que será celebrado em 2019.

No sábado, 7 de julho, ocorreu a primeira peregrinação de milhares de fiéis da Arquidiocese de Santo Domingo a La Isabela, na província de Puerto Plata, onde estão as ruínas da primeira cidade e igreja fundadas no Novo Mundo.

Por ocasião desses 525 anos que se completará em 2019, as arquidioceses e dioceses da República Dominicana estão fazendo "cada uma a sua peregrinação a La Isabela" durante este ano.

"Começamos com a Arquidiocese de Santo Domingo, depois as outras 10 participarão até dezembro", indicou.

A primeira Missa na América foi celebrada em 6 de janeiro de 1494, Solenidade da Epifania do Senhor, por Pe. Bernardo Boyl e concelebrada por outros doze sacerdotes que chegaram junto com Cristóvão Colombo em sua segunda viagem.

A Arquidiocese de Santo Domingo afirmou em um comunicado que esta semente plantada por Padre Boyl e seus companheiros "deu início a uma grande colheita de cristãos, que hoje em dia representam mais da metade no mundo. A partir deste povoado da República Dominicana, Deus Pai continua se manifestando".

No ano de 1500, a cidade La Isabela teve que ser abandonada devido aos furacões. Sobre as ruínas da primeira igreja do Novo Mundo se construiu o Templo das Américas e ali se conserva uma imagem de Nossa Senhora de Monserrat, que foi trazida pelos conquistadores.

Na esplanada do Templo das Américas, o Arcebispo de Santo Domingo, Dom Francisco Ozoria Acosta, presidiu uma Missa para milhares de peregrinos que se reuniram no sábado sob o lema "A Eucaristia fonte de comunhão e impulso para a missão".

Em sua homilia, divulgada pela mídia local, Dom Ozoria destacou a importância histórica deste lugar e dos sacerdotes estrangeiros que foram protagonistas da primeira Missa na América.

A logística para orientar os peregrinos ficou a cargo da diretora de Promoção Turística Nacional, Milka Hernández; da diretora da iniciativa Senderos de la Fe, Kirsis de los Santos; do conselheiro de Senderos de la Fe, Ángel Ángeles; e da responsável pelo Escritório de Turismo em Luperon, Sobeida Brito.

Hernández indicou que este evento é importante porque "através da fé se promove valores que fortalecem o desenvolvimento positivo da sociedade".

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar