FATIMA, Aug 15, 2018 / 11:00 am
Durante a peregrinação internacional aniversária de agosto, o Santuário de Fátima passou a usar um novo andor para transportar a imagem de Nossa Senhora, o qual "vai ao encontro de uma comunicação" com o peregrino.
O novo andor foi utilizado pela primeira vez no domingo, 12 de agosto, durante a abertura da peregrinação aniversária deste mês e, conforme especifica o santuário mariano, é composto por uma "linguagem plástica e iconográfica".
O objeto foi concebido pela artista plástica Sílvia Patrício e pelo arquiteto Eusébio Calvário, com o programa iconográfico sob responsabilidade do diretor do Museu do Santuário, Marco Daniel Duarte.
Conforme explicado em nota apresentada pela Agência Ecclesia, do episcopado português, na parte da frente do andor há uma "cruz de Cristo texturizada de carvalho e coroada por rosas e folhagens".
"A cruz na frente remete-nos para a abertura de um caminho e alude à cruz – coroado de rosas e folhas – descrita na terceira parte do Segredo de Fátima", especifica.
E acrescenta que "esta encontra-se ladeada pelos painéis laterais que se inscrevem na pomba da paz que transporta o ramo de oliveira, sobre um pedaço de azinheira".
Na parte de trás do andor, no plano central há um coração que "carrega o tojo", uma planta típica da flora atlântica da Península Ibérica, "símbolo da dor e amor de Maria".
As quatro colunas principais, segundo detalha Ecclesia, unem os painéis com representação em baixo relevo de uma cruz/sol, em um convite à comunhão.
Já na parte superior dessas colunas, há três rosas, sendo "uma por cada pastorinho".
Além disso, "cada painel contém uma estrela representando a mensagem que Maria leva aos quatro cantos do mundo. As esferas que embainham o andor representam o diálogo interno do peregrino aos céus".
De acordo com as explicações, as esferas, as contas do rosário, estão presentes nos painéis em representação da data da aparição da Virgem: "13 unidades nas laterais, alusivas ao dia em que Maria apareceu, 7 no painel frontal, alusivas ao ano de 1917 e 5 no painel posterior, alusivas ao mês de maio".
Este novo andor da Virgem de Fatima é feito de madeira de cedro do Brasil e tem em consideração a especificidade do material, "assim como vai ao encontro do material da imagem de Nossa Senhora de Fátima".
O revestimento é feito por folhas de ouro fino, que "remete também para a tradição". Por usa vez, os altos relevos são de bronze e, para o transporte, "duas varas de madeira de sucupira, rematadas por rosas em bronze".
Além disso, há na parte inferior de cada coluna "alcachofras", em referência ao "andor histórico". Este, por sua vez, será agora restaurado, em uma intervenção que "estava necessitado, e que irá avançar nos próximos meses".
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar