Vaticano, Feb 3, 2019 / 17:24 pm
O Papa Francisco já está em Emirados Árabes Unidos e se converteu assim no primeiro Pontífice que visita a península arábica, lugar em que surgiu o islã.
O avião da Alitalia que levou a Santo Padre, sua comitiva e os jornalistas que o acompanham em cada viagem internacional, aterrissou no aeroporto presidencial de Abu Dhabi ao redor de 21:45, hora local.
Em declarações aos jornalistas no avião, o Santo Padre agradeceu a companhia da imprensa e disse que esta "será uma viagem curta, breve. Hoje na manhã soube que chovia em Abu Dhabi. Isto, naquele lugar se interpreta como uma bênção, esperamos que siga tudo assim. Muito obrigado".
"Trouxe um ícone feito no monastério de Bose, uma cópia deste ícone, sobre o tema do diálogo entre velhos e jovens que tenho tanto no coração e é um desafio de nosso tempo", acrescentou. O ícone mostra um jovem que carrega sobre seus ombros um ancião.
À diferença de outras viagens, o Papa não desceu pelas escadas do avião até a pista de aterrissagem, mas ingressou diretamente a uma das salas do aeroporto através de uma manga ou "finger". Lá foi recebido pelo Príncipe Herdeiro Mohammed bin Zayed Al Nahyan e saudou distintas autoridades locais.
Depois das boas-vindas, o Papa se translada ao Al Mushrif Palace, uma das residências oficiais do Estado reservadas para hóspedes ilustres ou chefes-de-estado em visita a Abu Dhabi.
A agenda do Papa nos Emirados Árabes Unidos
A agenda oficial do Papa nos Emirados começará na segunda-feira 4 de fevereiro pela manhã com uma Missa privada celebrada às 8:45h. Posteriormente, ele se transladará ao Palácio presidencial para a cerimônia de boas-vindas e uma reunião com o Príncipe Herdeiro.
Depois do almoço na residência, seguirá o encontro privado com os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos na Grande Mesquita do Xeique Zayed, fundador dos Emirados Árabes.
Ali o receberão o Grande Imã de Al-Azhar, o Ministro dos Assuntos Exteriores, de Tolerância e de Cultura. No interior da mesquita, o Papa visitará a tumba do Xeique Zayed.
O Conselho Muçulmano de Anciãos é uma organização internacional independente que promove a paz na comunidade islâmica.
Junto ao Grande Imã de Al-Azhar, o Santo Padre se transladará ao Memorial dos Fundadores, um monumento nacional que comemora a vida e a herança do Xeique Zayed. Ali, a partir das 18:10h, o Papa participará do Encontro Interreligioso, onde pronunciará um discurso.
Já na terça-feira 5 de fevereiro, último dia da viagem do Papa, o Santo Padre começa o dia às 09:15 com uma visita Catedral de São José, uma das duas igrejas católicas de Abu Dhabi. Na Catedral o receberá o Vigário Apostólico da Arábia do Sul, Mons. Paul Hinder; o Vigário Geral e o pároco da Catedral.
Junto com alguns membros da comunidade católica, Francisco permanecerá uns minutos em oração no interior da Catedral antes de transladar-se ao Estádio Zayed Sports City para celebrar a Santa Missa.
Como assinalou o Diretor da Sala de Imprensa, o estádio tem uma capacidade de 43 mil pessoas, e entretanto 135 mil pessoas receberam um bilhete para participar da Missa. Isso significa que um grande número de fiéis seguirá a celebração eucarística do exterior do estádio.
O Governo declarou ponto facultativo, para aqueles que tenham ingressos possam assim participar da Missa. Isto, sublinhou Alessandro Gisotti, diretor interino da Sala de Imprensa vaticana, se trata de um gesto particularmente significativo para a comunidade cristã.
Uma vez concluída a Missa, o Papa Francisco se dirigirá ao aeroporto onde terá lugar a despedida oficial e tomará o avião que o levará de volta a Roma.
Confira:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar