ABU DHABI, Feb 4, 2019 / 08:43 am
O Papa Francisco começou nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, a sua viagem apostólica aos Emirados Árabes Unidos com uma visita oficial ao Príncipe Herdeiro, Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, no Palácio Presidencial em Abu Dhabi, onde ocorreu a cerimônia de boas-vindas.
O Santo Padre chegou ao Palácio por volta das 12h20 (horário local nos Emirados Árabes Unidos). O edifício é uma construção suntuosa da arquitetura tradicional islâmica que ocupa uma área de 150 hectares, inaugurado em 2017.
Após sua chegada, o Pontífice foi escoltado pela guarda presidencial a cavalo até a entrada principal do palácio, onde o Príncipe Herdeiro esperava por ele.
Depois das honras militares e da interpretação do hino da Cidade do Vaticano e dos Emirados Árabes Unidos, o Príncipe e o Papa fizeram a apresentação dos membros de suas respectivas delegações.
Em seguida, o Príncipe acompanhou o Papa Francisco ao interior do Palácio, onde realizaram uma reunião privada cujo conteúdo não foi divulgado.
Depois do encontro, o Papa presenteou o príncipe com um medalhão de bronze que representa o encontro de São Francisco com o Sultão Malek al-Kamel, realizado em 1219, episódio narrado no capítulo 9 do "Lenda Maior".
Segundo assinalou a Sala de Imprensa do Vaticano através de um comunicado, "a imagem selecionada destaca o conteúdo inter-religioso da viagem do Pontífice aos Emirados Árabes Unidos".
Por sua vez, o Príncipe Herdeiro entregou ao Papa uma cópia da escritura assinada em 22 de junho de 1963, pela qual uma terra foi doada para a construção da primeira igreja nos Emirados Árabes Unidos.
Por fim, o Santo Padre assinou o livro de honra no Palácio Presidencial, no qual escreveu: "Com gratidão pela calorosa acolhida e hospitalidade e com a promessa de lembrá-los nas minhas orações, invoco sobre Sua Alteza e sobre o povo dos Emirados Árabes Unidos a bênção divina de paz e de fraternidade solidária".
O próximo evento na agenda do Papa nesta viagem será o encontro privado com os membros do Conselho Islâmico dos Anciãos na Grande Mesquita do Xeque Zayed.
Neste local, será recebido pelo Grande Imã de Al-Azhar, o Ministro das Relações Exteriores, Tolerância e Cultura. Dentro da mesquita, o Papa visitará o túmulo do Xeque Zayed, fundador do país. O Conselho Islâmico dos Anciãos é uma organização internacional independente que promove a paz nas comunidades islâmicas.
Ao lado do Grande Imã de Al-Azhar irá para o Founder´s Memorial, um monumento nacional que comemora a vida e patrimônio do Xeque Zayed, onde, a partir das 18h10, o Papa participará do Encontro Inter-Religioso, um dos principais atos dessa viagem apostólica, e fará um discurso.
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar