Vaticano, Apr 25, 2019 / 09:51 am
O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira, 25 de abril, os jovens da diocese francesa Aire et Dax na Sala do Consistório do Vaticano e os incentivou a ficar perto de Jesus Cristo, apesar da "questão dolorosa e complexa dos abusos perpetrados por membros da Igreja".
"Encorajo-vos a permanecer unidos ao Senhor Jesus, através da escuta da Palavra, da prática sacramental, da vida fraterna e do serviço aos outros", aconselhou o Santo Padre aos jovens.
Assim, o Pontífice advertiu que "muitas pessoas pensam que hoje é mais difícil se chamar cristãos e viver a fé em Cristo. E vocês certamente experimentam estas dificuldades, que às vezes se convertem em provações".
Por este motivo, o Papa Francisco citou Exortação Apostólica Christus Vivit (Cristo Vive) para incentivar os jovens a tomar esta peregrinação a Roma e "redescobrir que a Igreja, da qual vocês são membros, caminha há dois mil anos, compartilhando as alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos homens. E caminha como é, sem recorrer a nenhuma cirurgia estética".
O Santo Padre, então, destacou que "o contexto atual não é fácil, por causa também da questão dolorosa e complexa dos abusos perpetrados por membros da Igreja. Todavia, digo que hoje não é mais difícil do que em outras épocas da Igreja: é apenas diferente".
"Olhando-os, reconheço a obra do Senhor Jesus que não abandona a sua Igreja permitindo que ela, através da juventude, seu entusiasmo e talento, se renove e rejuvenesça nas várias fases de sua longa história", assegurou o Papa.
Por isso, o Pontífice encorajou os jovens a se deixar "transformar e renovar pelo Espírito Santo a fim de levar Cristo a todos os ambientes e testemunhar a alegria e a juventude do Evangelho!". E, seguindo o exemplo de São Vicente de Paulo, que também era de Landes como eles, "tornem visível o amor de Deus, amando com a força dos braços e o suor da fronte".
Nesse sentido, Francisco exortou os jovens a serem "construtores de pontes entre as pessoas, fazendo crescer a cultura do encontro e do diálogo, a fim de contribuir para o advento de uma autêntica fraternidade humana".
"Com a atenção aos pequenos e pobres, vocês podem acender as estrelas nas noites de muitas pessoas que passam por provações. Manifestem com gestos e palavras que Deus é sempre novidade e nos conduz onde se encontra a humanidade mais ferida e onde os seres humanos continuam buscando uma resposta ao sentido da vida", assinalou.
Ao concluir, o Papa exclamou: "Estou contando com vocês. A Igreja precisa do seu ímpeto, de suas intuições, sua fé e coragem".
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar