15 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos dos EUA pedem que governo não aplique pena de morte

Câmara de execução da Prisão Estadual de San Quentin, construída em 2010. Crédito: Flickr CA Corrections

Os bispos dos Estados Unidos solicitaram ao governo do presidente Donald Trump que não aplique a pena de morte em nível federal, uma prática que foi usada pela última vez nesse contexto em 2003.

Os prelados norte-americanos fizeram esse pedido em 30 de julho, em um comunicado assinado por Dom Frank J. Dewane, Bispo de Venice e presidente da Comissão Nacional de Justiça e Desenvolvimento Humano da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.

No texto, o Bispo lembrou que, quando o Papa Francisco visitou o país em 2015, incentivou a abolir a pena de morte em todo o mundo. Em 2018, o Santo Padre autorizou uma mudança no Catecismo sobre a pena de morte, ressaltando que é uma medida "inadmissível" porque ameaça "a inviolabilidade e a dignidade da pessoa".

Dom Dewane lembrou que, em junho de 2019, os bispos do país votaram, em sua maioria, para "atualizar o Catecismo para que os adultos do país o usem para refletir essa posição".

"À luz dessas posições defendidas durante muito tempo, sinto-me profundamente preocupado pelo anúncio do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de que, mais uma vez, e depois de muitos anos, estabelecerá a pena de morte como uma forma de punição", indicou o Prelado.

"Em vez disso, faço um apelo urgente aos funcionários federais para que levem em consideração estes ensinamentos, assim como as provas que demonstram a aplicação injusta, e parcial e decidam descartar os planos anunciados para implementar a pena de morte mais uma vez", concluiu Dom Dewane.

A pena de morte nos Estados Unidos

Em 25 de julho, o governo dos Estados Unidos anunciou que retomará a execução de prisioneiros condenados com a pena de morte por crimes federais, isto após 16 anos de não a usar neste nível.

O procurador-geral da nação, William Barr, indicou em um comunicado que ordenou que o Departamento Federal de Prisões programe a execução de cinco presos condenados por assassinato ou estupro.

As execuções estão previstas para dezembro de 2019 e janeiro de 2020 na Penitenciária de Terre Haute, no estado de Indiana, localizada no noroeste do país.

Segundo a BBC, a ordem de Barr "abre caminho para que o governo federal retome a pena de morte depois de quase duas décadas".

O anúncio do governo envolve o levantamento de uma suspensão informal sobre a pena de morte federal – a pena capital ainda é aplicada em vários estados – desde a execução, em 2003, de Louis Jones Jr. condenado pelo assassinato de um jovem soldado.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar