VATICANO, Aug 29, 2005 / 13:15 pm
A Santa Sé espera o fim do cisma lefebvrista em um lapso de tempo “razoável ”, disse o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, depois do encontro do Papa Bento XVI com o Superior da “Sociedade São Pio X”, o bispo Bernard Fellay.
“O encontro se desenvolveu em um clima de amor pela Igreja e com o desejo de chegar a uma comunhão perfeita”, disse Navarro-Valls, em um comunicado posterior à reunião que se realizou na residência papal de verão a pedido de Fellay.
“Embora sabemos das dificuldades, se manifestou o desejo de avançar passo a passo e em um lapso de tempo razoável”.
O comunicado indica que ainda tomará algum tempo pôr fim ao cisma de 17 anos que iniciou Dom Marcel Lefebvre ao ordenar, contra a autoridade do Papa, a quatro bispos –entre eles a Fellay-, iniciando assim um cisma ao interior da Igreja. Lefebvre morreu excomungado pela Santa Sé.
Na reunião participou também o Cardeal Darío Castrillón Hoyos, Presidente da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, instituída por João Paulo II em 2 de julho de 1988, depois do gesto cismático das ordenações episcopais ilegítimas realizadas por Lefebvre em Ecône (Suíça).
que desejarem permanecer unidos ao Sucessor de Pedro na Igreja CatólicaAs melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar