24 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Uma curiosa tradição culinária se repete em Portugal pelo dia de São Brás

Por ocasião da festa de São Brás, os portugueses de Vila Real retomam a curiosa tradição culinária das "ganchas", um doce em formato de báculo.

Em Vila Real está situada a capela de São Brás, classificada como um Monumento Nacional desde 1910. E nos dais 2 e 3 de fevereiro, por conta da festa de São Brás, é comum encontrar as "ganchas" em barraquinhas pelo local.

A "gancha" é um doce feito de açúcar e água. Segundo consta, seria um instrumento usado para retirar objetos estranhos alojados na garganta e, ao mesmo tempo, teria um efeito calmante sobre a irritação e a inflamação da mesma.

Além disso, este doce, devido ao seu formato, também é associado ao báculo de São Brás, o padroeiro da garganta, que teria salvado um menino que estava sufocando por uma espinha de peixe.

De acordo com a tradição, os rapazes costumam dar a "gancha" para as moças, como retribuição por outro doce típico de Vila Real que ganham delas no dia de Santa Luzia – 13 de dezembro –, o "pito", feito a base de massa folheada, com recheio de doce de abóbora.

O "pito" tem o formato de uma espécie de curativo antigo que se colocava na vista, com pomada no meio. Nesse sentido, recorda-se que Santa Luzia é a padroeira dos olhos.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar