PARIS, Mar 25, 2020 / 12:30 pm
A Conferência Episcopal da França (CEF) pediu aos fiéis que acendam uma vela em suas casas na noite desta quarta-feira, 25 de março, Festa da Anunciação do Senhor, como um gesto de comunhão e esperança frente à pandemia de coronavírus ou COVID-19.
"Abrir a janela na noite de 25 de março e acender uma vela é um gesto de comunhão que queremos sugerir a toda a nação para prestar homenagem àqueles que morreram de COVID-19 e também a todos que dão esperança: agentes de saúde, autoridades, amigos e vizinhos", escrevem os prelados em uma mensagem publicada em seu site.
"Para os católicos, essa data tem um significado particular, porque é o dia da Solenidade da Anunciação, mas todos os cidadãos podem participar desse gesto, sinal de uma esperança que transcende várias convicções: a da luz que brilha nas trevas", continuam os bispos.
Os bispos indicam que às 19h30 de 25 de março (horário local), os sinos tocarão em todas as igrejas da França por dez minutos, "não para pedir aos fiéis para irem aos templos, mas para manifestar nossa irmandade e nossa esperança comum. Soarão como sempre soaram nas horas mais importantes da nossa história".
"França, como muitos outros países, está passando por uma grande provação. O chefe de Estado nos convida a deixar de lado nossas divisões e viver esse tempo em fraternidade", continua o texto.
Os bispos compartilham essa mensagem "com um espírito de humildade, mas também com a certeza de que a fé cristã tem uma missão específica neste mundo e não pode retroceder. Pensamos em todos aqueles que compartilham nossa fé em Deus e a convicção de que Deus nos acompanha em nossas vidas. Também pensamos naqueles que não acreditam, mas que desejam que a solidariedade e o espírito de serviço cresçam entre os homens".
Depois de lembrar que esse tipo de coisa faz com que "a humanidade perceba a necessidade de mudar radicalmente seu modo de vida", os bispos incentivam todos a "terem a coragem de denunciar que o egoísmo, o individualismo, a busca de lucro e o consumismo desenfreado prejudicam a nossa solidariedade".
Os casos de coronavírus na França ultrapassam 23 mil, com mais de 800 mortes. No entanto, alguns médicos denunciam que os números não seriam reais, pois diferentemente dos oito mil exames diários realizados na Alemanha, na França, apenas quatro mil são realizados.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar