MADRI, Jul 29, 2020 / 10:30 am
Dom Damián Iguacén é o bispo mais idoso do mundo com 104 anos de idade, depois do falecimento recente de Dom Bernardino Piñera. Em uma entrevista concedida em fevereiro passado à diocese de Tenerife (Espanha), da qual é Bispo Emérito, incentivou os jovens a "não viver uma vida egoísta, mas viver para os demais".
Em junho passado, depois de se tornar o bispo mais idoso do mundo, Dom Iguacén recebeu a visita do Bispo de Tenerife, Dom Bernardo Álvarez e do bispo de Huesca, Dom Julián Ruiz.
Segundo destaca o jornal El Heraldo de Aragón, Montserrat Brescó, superiora da residência das Irmãzinhas dos Anciões Desamparados, onde mora o Prelado, explicou que nos últimos meses sua condição física se deteriorou, embora ele continue se comunicando com as pessoas que o cuidam na residência para a qual "ele sempre tem uma benção".
Em uma entrevista concedida à diocese de Tenerife em fevereiro passado, por ocasião de seu aniversário de 104 anos, Dom Iguacén explicou que se lembra de seus anos naquela diocese "com muito carinho".
"Aproveitei tudo para me doar, porque minha ideia era me doar aos demais. Estou aqui para servir aos outros", afirmou o Prelado acrescentando que "me dói não ter feito melhor do que fiz".
Dom Iguacén incentivou os jovens a "se entregarem aos outros, que sua vida não seja egoísta, mas que vivam para os demais. Porque não há amor maior do que dar a vida. Então, demos a vida. Seja solteiro, casado, consagrado ... tanto faz. Não viver para mim, mas para os outros. Essa tem sido a minha motivação".
Em uma entrevista concedida em 2018 ao jornal ABC, Dom Iguacén lembrou que "eu vivi o sacerdócio com todo o meu entusiasmo. Dar a minha vida sem reservas, o que me pedissem. Se tivesse que voltar a escolher a minha vocação, voltaria a ser sacerdote".
Depois, garantiu que há apenas uma tarefa da qual não se aposentou: "Confessar todo aquele que me pede".
Breve biografia
Dom Iguacén nasceu na cidade de Fuencalderas, na cidade de Zaragoza (Espanha) em 1916. Estudou no Seminário da Santa Cruz, na cidade de Huesca. Devido ao início da Guerra Civil Espanhola, aos 19 anos, teve que se mudar para Comillas, onde trabalhou como operador de telégrafo e teve ferimentos no rosto. No final da guerra, retornou ao seu seminário de origem e foi ordenado sacerdote em junho de 1941, aos 29 anos.
Até 1970, ele ocupou vários cargos pastorais na diocese de Zaragoza e mais tarde foi nomeado Bispo da diocese de Barbastro e, em 1974, foi Bispo da diocese de Teruel e Albarracín.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar