PLASENCIA, Aug 3, 2020 / 10:30 am
Neste domingo, 2 de agosto, um incêndio causou danos dentro da igreja de San Martín de Plasencia (Espanha), considerada uma das mais antigas da cidade espanhola e que abriga o segundo retábulo local mais importante.
Segundo os meios espanhóis, o incêndio começou às 21h30 (hora local) de domingo e, embora se acredite que tenha sido causado por uma falha elétrica, o prefeito Fernando Pizarro não descarta que tenha sido provocado.
O fogo começou do lado de fora e conseguiu passar a porta sul, enchendo todo o espaço de fumaça. No entanto, o incidente pôde ser controlado rapidamente pelos bombeiros.
Incendio en la iglesia de S.Martín de Plasencia. Las primeras hipótesis apunta a que haya podido ser un cortocircuito el que ha iniciado el fuego en el interior del templo. La rápida actuación de los bomberos ha impedido que las llamas lleguen al retablo del Divino Morales. pic.twitter.com/YtmkdyUW7R
- SER Extremadura (@SERextremadura) August 2, 2020
O jornal La Vanguardia informa que dentro do recinto "há um retábulo dourado e policromado com pinturas de Luis de Morales, apelidado de 'divino', datadas entre os anos de 1565 e 1570". Essas obras de arte foram afetadas pela fumaça, mas nenhuma foi queimada.
"Quando pudermos entrar, será hora de avaliar os danos causados pelo incêndio", disse Pizarro ao meio de comunicação.
A polícia também foi ao local e desalojou os vizinhos das casas mais próximas. O Bispo de Plasencia, Dom José Luis Retana também compareceu.
As investigações sobre a origem do incêndio começarão em breve.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Bispos latino-americanos se solidarizam e condenam atentado à catedral da Nicarágua https://t.co/NXqce0YKMa
- ACI Digital (@acidigital) August 3, 2020
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar