25 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Reforma litúrgica precisa ser “reformada” com um novo documento, diz Arcebispo de Moscou

Dom Tadeusz Kondrusiewicz, Arcebispo de Moscou (Federação Russa), assinalou durante sua intervenção no Sínodo dos bispos que a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II precisa ser “reformada” mediante um novo documento para corrigir  não poucos abusos na celebração da Eucaristia.

Falando em italiano, o Arcebispo russo assinalou que “a reforma litúrgica permitiu uma participação mais consciente, ativa e fecunda dos fiéis na Eucaristia”.

“Entretanto, com os aspectos positivos, esta trouxe também alguns negativos”.

“A insuficiente disciplina e consciência litúrgica na celebração da Eucaristia influi negativamente inclusive nas relações ecumênicas”, disse o Prelado; porque “a violação das normas litúrgicas escurece a fé e a doutrina da Igreja sobre a Eucaristia  e leva a traição da norma ‘Lex orandi - Lex credendi’ (‘Acreditam o que oramos’)”.

“A  Eucaristia –adicionou- encontra-se no coração da fé cristã, que sofre sobre tudo pela corrupção da Eucaristia. O Papa Bento XVI faz um chamado à devoção eucarística e à expressão valente e clara da fé na presença real do Senhor, sobre tudo em sua solenidade e correção”.

“Portanto –adicionou o Arcebispo russo-, é necessário aceitar o fato de que a Liturgia tem um caráter ‘estabelecido desde o alto e não libertário’, que por sua essência é ‘incorruptível’”.

“A alteração da vida litúrgica exige que se aprove um novo documento doutrinal que destaque a observância das normas litúrgicas”; porque “Cristo não deve sofrer por causa dos abusos na celebração da Eucaristia, que sempre deve ser acolhida e vivida pelos fiéis como ‘sacrum’, como renovação misteriosa do Sacrifício de Cristo, como Sua energia salvífica que transforma ao homem e ao mundo, como fortalecimento da fé e fonte de moralidade”, concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar