BAGDÁ, Mar 5, 2021 / 10:11 am
Antes de seu encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, o Papa Francisco se reuniu de forma privada com o presidente do Iraque, Barham Ahmed Salih Qassim, por ocasião de sua viagem apostólica ao país.
O encontro aconteceu no gabinete privado do Palácio Presidencial de Bagdá, onde o Santo Padre presenteou o presidente com uma medalha comemorativa da viagem, que mostra o mapa do Iraque, a figura de Abraão e uma palmeira, "símbolo da prosperidade material e riqueza espiritual", segundo a Santa Sé.
O Papa Francisco chegou ao Iraque no dia 5 de março, onde foi recebido pela guarda oficial e por um grupo de pessoas vestidas com roupas tradicionais, que cantaram algumas palavras em espanhol como "Viva el Papa" (Viva o Papa, em português) e "Bienvenido" (Bem-vindo, em português).
Antes de se encontrar com o presidente, o Santo Padre se reuniu com o vice-primeiro-ministro do Iraque, Mustafa Abdellatif Mshatat, na sala VIP do aeroporto.
Em sua conta no Twitter, o vice-primeiro-ministro destacou que o povo e o governo iraquiano aguardam a visita do Papa Francisco e destacou que "a Mesopotâmia sempre foi e continuará sendo um lugar histórico de encontro de valores humanos comuns".
"Bem-vindo Papa Francisco à terra da Suméria, Babilônia, Assíria, a terra dos profetas e das civilizações", acrescentou.
No Palácio Presidencial de Bagdá também foi realizada a cerimônia oficial de boas-vindas. Durante o evento, soltaram pombas brancas e duas crianças com trajes tradicionais entregaram um buquê de flores ao Santo Padre.
Estos pequeños le regalaron flores al Papa Francisco que ya se encuentra en Irak, donde realiza su primer viaje apostólico internacional desde el comienzo de la pandemia del #COVID19. Es la primera vez que un Pontífice visita Irak.
- ACI Prensa (@aciprensa) March 5, 2021
? Colm Flynn #PopeInIraq #PopeFrancisInIraq pic.twitter.com/wA3ZDJiv86
O Santo Padre permanecerá no país do Oriente Médio até 8 de março, onde fará uma visita à capital, Bagdá; à terra de Abraão, Ur; às cidades "mártires" de Qaraqosh e Mosul, marcadas pela violência do Estado Islâmico; e à capital do Curdistão iraquiano, Erbil.
Atualmente, o Iraque tem uma população de 38 milhões de 836 mil habitantes, a maioria muçulmanos (sunitas e xiitas). Os cristãos representam uma minoria, articulados nas comunidades caldeias, siríacas, armênias, latinas, melquitas, ortodoxas e protestantes. Os católicos são 590 mil fiéis, segundo dados do Escritório Central de Estatística da Igreja.
Confira também:
Papa Francisco chega ao Iraque e realiza sonho de João Paulo II https://t.co/bkl02E9KCD
- ACI Digital (@acidigital) March 5, 2021
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar