21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco exorta fraternidade política a seguir Jesus

Papa Francisco com membros da Fraternidade Política Chemin Neuf. | Vatican Media

"Cristo está vivo e os chama a caminhar com ele", disse o papa Francisco na manhã desta sexta-feira, 30, a trinta e cinco membros da comunidade francesa Chemin Neuf (caminho novo).

"A Fraternidade Política Chemin Neuf reúne jovens de 18 a 33 anos, de diversos países e culturas políticas, animados pela mesma paixão pelo bem comum e pelos pobres, e que buscam comprometer suas vidas ao serviço do mundo segundo o coração de Deus", diz o website oficial da organização.

O grupo nasceu a partir do "pedido de alguns jovens para acompanhá-los em seu compromisso político" a membros da Comunidade Chemin Neuf, uma fundação católica francesa de vocação ecumênica, iniciada em 1973 pelo sacerdote jesuíta Laurent Fabre, e cuja espiritualidade se define como uma "interseção entre a vida da renovação carismática e o legado de Santo Inácio".

A comunidade orienta suas ações em torno do princípio da unidade: unidade dos cristãos, ou ecumenismo, unidade dos homens, notadamente entre as diferentes culturas e nações, unidade dos casais e das famílias.

Em tempos de pandemia, o Papa Francisco disse esperar dos integrantes do movimento que o "compromisso e entusiasmo a serviço dos outros, moldados pelo poder do Evangelho de Cristo, devolvam a muitas pessoas, especialmente a muitos jovens, o gosto pela vida e a esperança no futuro".

"Através das suas iniciativas, seus projetos e suas atividades", disse o papa, os jovens da Chemin Neuf tornam visível "uma Igreja pobre com e para os pobres, uma Igreja extrovertida que está próxima das pessoas em situações de sofrimento, precariedade, marginalização e exclusão".

O Papa Francisco falou dos "desafios nos quais a saúde de nossa casa comum está em jogo", e pediu uma "conversão ecológica que reconhece a dignidade eminente de cada pessoa, seu próprio valor, criatividade e capacidade de buscar e promover o bem comum".

Sobre a pandemia de covid-19, Francisco disse que " estamos todos no mesmo barco e só conseguiremos superar dificuldades se concordarmos em trabalhar juntos".

A ida dos jovens a Roma é também para uma reunião na qual eles falarão sobre os migrantes e a acolhida a estes.

"Que vocês - desejou o Papa– saibam gerar laços de amizade e de partilha fraterna na busca um mundo melhor".

Confira:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar