15 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Pêsames do papa pela morte do Cardeal Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei

Pêsames do papa Francisco pela morte do Cardeal Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei

Neste sábado, 29 de maio, a Santa Sé anunciou a morte do Vigário Apostólico de Brunei, o cardeal Cornelius Sim, que se encontrava em Taiwan para um tratamento médico. Através deum telegrama o papa Francisco expressou seu pesar pela morte do prelado.

Dom Cornelius Sim nasceu em Seria (Brunei) no dia 16 de setembro de 1951, formou-se em engenharia na Escócia e fez mestrado em teologia pela Universidade Franciscana de Steubenville, Ohio, EUA. Em 1989 ordenou-se sacerdote. Em 1995, João Paulo II o nomeou Vigário Geral de Brunei e em 21 de novembro de 1997 Prefeito Apostólico.

Em 20 de outubro de 2004, São João Paulo II elevou a Prefeitura Apostólica de Brunei à categoria de Vicariato Apostólico e o nomeou como o primeiro Vigário Apostólico, atribuindo-lhe a Sé titular de Puzia di Numidia.

O Papa Francisco o criou cardeal no Consistório de 28 de novembro de 2020. Ele foi o primeiro nativo de Brunei a receber a título de cardeal.

Brunei tem uma população de meio milhão de habitantes, dos quais cerca de 20 mil são católicos e conta com três paróquias.

O Papa Francisco enviou um telegrama ao Delegado Apostólico em Brunei, Dom Wojciech Załuski, no qual expressa sua "gratidão pelo testemunho fiel do Evangelho do Cardeal Sim, seu serviço generoso à Igreja em Brunei e na Santa Sé" e une-se " aos fiéis na oração pelo seu descanso eterno".

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar