24 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa diz que ecumenismo não depende de diplomacia mas da graça de Deus

Momento de oração ecumênica na Catedral de Lund, na Suécia. | Vatican Media

O papa Francisco afirmou à delegação da Federação Luterana Mundial que o ecumenismo não é um exercício de diplomacia, mas uma busca pela "unidade reconciliada nas diferenças". Durante o encontro na sexta-feira, 25 de junho, o papa exortou "todos aqueles que estão comprometidos com o diálogo católico-luterano" a prosseguirem, "com confiança na oração incessante", a busca por uma maior unidade.

O Pontífice recordou com os presentes algumas passagens de sua visita a Lund, cidade onde a Federação foi fundada, no marco de sua viagem apostólica à Suécia, em 2016.

"Naquela inesquecível etapa ecumênica, experimentamos a força evangélica da reconciliação, atestando que "através do diálogo e do testemunho compartilhado não somos mais estranhos", mas irmãos, disse o papa. "Tudo o que a graça de Deus nos dá a alegria de experimentar e partilhar, a superação crescente das divisões, a cura progressiva da memória, a colaboração reconciliada e fraterna entre nós, encontra o seu fundamento precisamente no único batismo para os remissão de pecados".

Para Francisco, o ecumenismo "não se baseia em mediações e acordos humanos, mas na graça de Deus, que purifica a memória e o coração, supera as rigidezes e se dirige para uma comunhão renovada".

"Hoje, também nós, assim como Cristo, vivemos uma espécie de paixão", disse o papa ao nigeriano Panti FIlibus Musa, presidente da federação luterana mundial. "Por um lado, sofremos porque ainda não é possível reunir-nos em torno do mesmo altar; por outro, vemos o ardor pelo serviço à causa da unidade, pela qual o senhor orou e ofereceu a sua vida".

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar