21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Mártires da Guerra Civil Espanhola são exemplo para tempos de provação, diz papa Francisco

Papa saúda fiéis na Praça de São Pedro | Vatican Media

O papa Francisco falou de três "mártires da fé" da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) durante a oração do Ângelus de ontem, 7 de novembro. Eles "foram assassinados durante a perseguição religiosa do século passado em Espanha, demonstrando ser testemunhas de Cristo, mansas e corajosas. Que o seu exemplo ajude os cristãos de hoje a permanecerem fiéis à própria vocação, inclusive em tempos de provação", disse o papa.

Francisco comentava a beatificação de frei Benet de Santa Coloma, frei Josep Oriol de Barcelona e frei Domènech de Sant Pere de Riudebitlles, três frades menores capuchinhos mártires da Guerra Civil Espanhola que opôs monarquistas e republicanos, entre os quais comunistas e anarquistas eram forças dominantes. Foram eles os principais responsáveis pela perseguição religiosa. A cerimônia de beatificação aconteceu no sábado, 6 de novembro, na Catedral de Manresa, Espanha, presidida pelo cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

O cardeal Semeraro disse que "quando estourou a Guerra Civil e o convento em que viviam foi devastado pelos milicianos. Eles, em obediência às instruções dos superiores religiosos, procuraram refúgio e o encontraram, porém, foram procurados e logo capturados. Mais tarde, foram submetidos a espancamentos e humilhações". O padre Benet "foi incitado a blasfemar e a negar a sua fé em Cristo, sem sucesso".

"Os três foram executados sem julgamento, simplesmente porque eram cristãos", disse o cardeal Semeraro, em sua homilia. A história dos novos beatos, disse o cardeal, "se assemelha à de todos os outros mártires; uma história que, embora se repita por séculos até os dias de hoje na história da Igreja, é sempre uma história singular, porque cada um é, diante de Deus, único e irrepetível".

Durante a missa de beatificação, o postulador da causa lembrou que "36 irmãos da Catalunha foram sacrificados por ódio à fé". Após esta beatificação, 29 deles já foram beatificados.

O cardeal Semeraro anunciou que a festa destes três religiosos capuchinhos será celebrada no dia 6 de novembro nos lugares já estabelecidos, onde poderão ser celebrados e venerados.

Confira também:

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar