17 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Padre responde a quem diz que Deus está em todo lugar e não precisa ir à missa

Para responder aqueles que dizem coisas como "Deus está em todos os lugares, não preciso ir à missa", o padre Francisco Javier "Patxi" Bronchalo, da diocese espanhola de Getafe, fez uma profunda reflexão sobre o amor de Deus e a importância da Eucaristia.

Numa publicação feita no Twitter, tomando como ponto de partida o Evangelho segundo São João 1, 19-28-, padre Bronchalo destacou que "João nos diz: 'No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus'. Ou seja, que junto com Deus estava o Verbo de Deus, que também era Deus".

 

"João diz depois, referindo-se ao Verbo: 'Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito'. Ou seja, por meio desse Verbo, que estava junto a Deus e que era Deus, se fez a Criação".

O padre espanhol disse depois que embora seja comum escutar uma tradução da Bíblia na qual se diz "a Palavra se fez carne", a tradução "mais exata" é que "o Verbo se fez carne", porque o Verbo é "Palavra em ação".

Isso é importante, disse ele, porque "significa que Deus não 'cria e se esquece do mundo', como alguns (os deístas) pensam, mas que Deus 'cria e age no mundo'. Continua agindo".

"E a plenitude dessa atuação é que o Verbo se fez carne. Um de nós, igual a nós em tudo menos no pecado, porque pecar não é o próprio do humano", destacou.

O padre Bronchalo disse que "há pessoas que dizem: 'É tão humano pecar'. Mentira! Os homens pecam, mas o pecado é desumano porque destrói nossa humanidade".

"Você pode imaginar que um amigo seu o convide para se drogar, se embriagar, ver pornografia ou qualquer outra coisa que faça mal à pessoa? Você diria que isso é muito humano? Ou você diria que é desumanizante? Você me entende? O pecado é desumano porque nos destrói", disse.

O padre espanhol destacou que "a loucura é que Deus se fez homem para que você perceba que Ele entende tudo o que é humano, e para salvá-lo do que destrói, levando o que destrói, o pecado, até morrer, e vencer depois a morte ressuscitando. Por que fez isso? Porque ama você".

"Parece-me que algo muito importante é ir à Eucaristia com a confiança de que Deus está vivo, que não é apenas mais uma coisa que eu faço ou fazia. A missa não é uma questão de sentimento (hoje eu sinto e vou, hoje não sinto e não vou), é uma questão de amor".

 

"Deus, que é imenso e está em todas as partes, quis se fazer pequeno e ficar num pedaço de pão, para que você possa comê-lo e saciar a fome de sua alma, para que você possa adorá-lo e segui-lo como João, numa vida de amizade e amor", disse.

Confira também:

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar