Vaticano, Feb 11, 2022 / 16:00 pm
"É um mundo inteiro que precisa ser reconstruído de baixo para cima, que precisa ser transformado de selvagem em humano, de humano em divino, isto é, segundo o coração de Deus", disse o papa Pio XII em 1952, sete anos após a fim da Segunda Guerra Mundial na transmissão de rádio que ficou conhecida como "Proclamação por um mundo melhor".
A proclamação de Pio XII foi citada ontem pelo papa Francisco em uma mensagem de vídeo ao Movimento per un Mondo Migliore (Movimento por um Mundo Melhor), que comemorou 70 anos desde sua fundação.
O grupo foi criado em resposta à mensagem de rádio de Pio XII aos fiéis romanos, transmitida em 10 de fevereiro de 1952.
"Milhões de pessoas pedem uma mudança de rumo", disse então Pio XII, "e olham para a Igreja de Cristo como a timoneira válida e única que, com respeito pela liberdade humana, pode estar à frente deste grande empreendimento, e eles imploram sua orientação com palavras abertas, e ainda mais com as lágrimas já derramadas, com as feridas ainda doendo, apontando para os cemitérios sem fim que o ódio organizado e armado espalhou pelos continentes."
O Movimento por um Mundo Melhor, que hoje está presente em 12 países, foi fundado pelo padre Riccardo Lombardi, SJ, a pedido de Pio XII. O Vaticano reconheceu o movimento como uma associação internacional de fiéis em 1988.
Em sua mensagem de rádio de 1952, Pio XII disse aos ouvintes: "Não é hora de discutir, buscar novos princípios, estabelecer novas metas e objetivos. Um e outro, já conhecidos e estabelecidos em sua substância, porque ensinados pelo próprio Cristo, esclarecidos pela elaboração secular da Igreja, adaptados às circunstâncias imediatas pelos últimos Sumos Pontífices, esperam apenas uma coisa: a implementação concreta".
"Aceite com nobre ímpeto de dedicação, reconhecendo-a como um chamado de Deus e uma digna razão de viver, a santa tarefa que hoje vos foi confiada pelo vosso Pastor e Pai: iniciar um poderoso despertar do pensamento e da ação", exortou.
"Este despertar", continuou ele, "deve envolver todos, sem evasões de qualquer espécie, clero e povo, autoridades, famílias, grupos, cada alma, na frente da renovação total da vida cristã, na linha de defesa de valores morais, na implementação da justiça social, na reconstrução da ordem cristã, para que também a face externa da Cidade, desde os tempos apostólicos o centro da Igreja, apareça em pouco tempo radiante de santidade e beleza."
O papa Francisco agradeceu aos membros do Movimento por um Mundo Melhor por seu trabalho. "Acima de tudo, encorajo-vos a trabalhar pela justiça, pelas crianças e pelos idosos e pela paz. Este é um mundo melhor, que queremos que seja um mundo de paz", disse.
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar