16 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Missa em Salvador lembra 200 anos da morte de Madre Joana Angélica

Igreja celebra missa em tributo aos 200 anos da morte de Joana Angélica | Sara Gomes / Divulgação Arquidiocese de Salvador

No dia 20 de fevereiro de 1822, aos 60 anos, madre Joana Angélica se pôs à frente do Convento da Lapa, em Salvador (BA), para impedir que soldados portugueses invadissem o local. Ontem, exatamente 200 anos depois, uma missa foi celebrada na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa, na capital baiana, em memória dos dois séculos do martírio da religiosa.

O arcebispo primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, celebrou a missa e falou sobre a importância da data em artigo publicado no portal da arquidiocese de Salvador. "Seu gesto corajoso merece ser considerado com maior atenção na narrativa histórica da Independência e na história da Igreja Católica na Bahia", escreveu dom Sérgio.

"Mulher forte e corajosa, ela não teve medo de enfrentar os soldados portugueses que invadiram o Convento da Lapa e sofrer a morte aos golpes de baioneta", continuou ele. "Seu martírio ocorre em defesa não somente de um edifício religioso, mas do que ele representava: as irmãs que lá viviam, a vida consagrada, a fé em Cristo por elas professada e a Igreja que deveria ser sempre respeitada."

 

Confira também:

 

 

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar