5 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Em um dia como hoje, são João Paulo II morreu

Hoje (2), faz 19 anos da morte de são João Paulo II, o papa polonês que esteve à frente da Igreja Católica por 26 anos e 5 meses. É lembrado como o “papa peregrino”, foi um grande defensor das famílias e amado pelos jovens.

São João Paulo II morreu no dia 2 de abril de 2005, às 21h37, na noite anterior ao Domingo da Misericórdia, que ele mesmo instituiu e da qual foi muito devoto.

Poucos minutos após a morte, dom Leonardo Sandri, que na época era o substituto da Secretaria de Estado da Santa Sé, anunciou a notícia para as milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro e ao resto do mundo, que acompanhava as últimas horas do papa através dos meios de comunicação.

Desde aquela noite até o dia 8 de abril, dia em que foram celebradas as exéquias do falecido pontífice, mais de três milhões de peregrinos homenagearam o papa polonês, permanecendo inclusive 24 horas na fila para poder entrar na Basílica de São Pedro.

Em 28 de abril, Bento XVI dispensou o tempo de cinco anos de espera após a morte para iniciar a causa de beatificação e canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente pelo cardeal Camillo Ruini, vigário geral para a bdiocese de Roma, em 28 de junho de 2005.

Bento XVI o beatificou em 1º de maio de 2011 e ele foi canonizado pelo papa Francisco em 27 de abril de 2014, junto com são João XXIII.

São João Paulo II liderou o terceiro pontificado mais longo nos mais de 2.000 anos de história da Igreja, realizando 104 viagens apostólicas fora da Itália e 146 nesse país.

Promoveu as Jornadas Mundiais da Juventude, nas quais se reuniu com milhões de jovens de todo o mundo, e inaugurou os Encontros Mundiais das Famílias.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar