Vaticano, Aug 26, 2022 / 10:57 am
O papa Francisco celebrará três consistórios no Vaticano. Serão amanhã (27), segunda-feira (29) e terça-feira (30). Um consistório é a reunião do Colégio dos Cardeais convocada pelo papa para ajudá-lo no governo da Igreja Católica, e também para a criação de novos cardeais.
O primeiro desses consistórios será amanhã (27), e nele serão criados 20 novos cardeais.
Dos 206 cardeais que fazem parte do Colégio dos Cardeais, o papa Francisco nomeou 92, número ao qual 20 terão de ser adicionados após o consistório de amanhã (27)
O papa Francisco vai fazer a cerimônia na basílica de São Pedro às 16h (11h no horário de Brasília), onde acontecerá a imposição do barrete, a entrega do anel e a atribuição do Título ou Diaconia a cada novo cardeal.
Assim que terminar a nomeação dos novos cardeais, acontecerá outro consistório ordinário, onde os cardeais vão dar solenidade à decisão do papa de canonizar os beatos Giovanni Battista Scalabrini e Artemide Zatti. A data da canonização também será escolhida.
Na segunda-feira (29) e terça-feira (30), será feito um consistório extraordinário, no qual todos os cardeais da Igreja Católica são chamados a participar.
Segundo a CNA, agência em inglês do grupo ACI, o papa Francisco não convoca um consistório extraordinário como este desde 2015. Naquela ocasião, o objetivo foi discutir a reforma da Cúria.
Este ano, a reforma da Cúria continua sendo a base da discussão, embora a forma de realizá-la seja totalmente diferente.
Os cardeais já têm um relatório prévio que dom Marco Mellino, secretário do Conselho dos Cardeais, apresentou aos responsáveis do dicastério.
Os consistórios extraordinários anteriores incluíam um ou vários relatórios e um debate livre. No entanto, neste próximo consistório os cardeais serão divididos em grupos linguísticos, novidade que acompanha o funcionamento dos sínodos.
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar