27 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Muitas usuárias de anticoncepcionais desistiriam deles conhecessem seus efeitos abortivos

Um alto índice de mulheres desistiria de alguns métodos anticoncepcionais se recebesse uma informação mais completa sobre seus efeitos abortivos, conforme revela a tese de doutorado de Cristina López de Burgo, graduada em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Navarra e especialista em Medicina Familiar e Comunitária.

A pesquisa, "Planejamento Familiar e Consentimento Informado", foi defendida pela nova doutora na Universidade de Navarra e estuda uma pesquisa feita a 600 usuárias de centros de saúde de Pamplona.

A tese apresenta as evidências dos mecanismos abortistas dos anticoncepcionais orais, a pílula do dia seguinte, o dispositivo intra-uterino (DIU) e a influência de conhecer estes efeitos quando a mulher escolhe um determinado método. Segundo a nova doutora, "há evidências de que estes três métodos podem, em ocasiões, agir depois de ter ocorrido a fecundação; quer dizer, podem ter um efeito abortivo precoce".

O trabalho mostra que apenas 6,7 por cento das 600 pesquisadas conhece todos os possíveis mecanismos de ação da pílula do dia seguinte e menos de 5 por cento conhece todos os mecanismos de ação da pílula anticoncepcional e o DIU. Quer dizer, 93 por cento ignora os efeitos da pílula do dia seguinte e 95 por cento os do DIU.

A pesquisa de López de Burgo revela deste modo que 40 por cento das pesquisadas descartaria o uso de um método de planejamento familiar que pode agir, em ocasiões, depois da fecundação. 57 por cento não utilizaria se o método agisse depois da implantação.

Os resultados permitem à pesquisadora recomendar que "para garantir o direito de toda mulher a escolher livremente, deveria, ao menos, mencionar a possibilidade de que estes métodos atuem depois da fecundação e proporcionar depois as evidências científicas que existem na atualidade a aquelas mulheres que assim o solicitarem".

No mesmo trabalho, a pesquisadora sugere "expor a obrigatoriedade da assinatura de um consentimento informado quando se prescrevem estes métodos, posto que têm claras implicações éticas que afetam as mulheres que consideram importante o respeito à vida desde seu início".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar