MADRI, Jul 15, 2004 / 16:09 pm
Durante uma reunião em Loyola (Espanha) com os membros da Associação Internacional de Escolas de Negócios Jesuítas, Dom John P. Foley, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, destacou a necessidade de tomas decisões éticas no mundo do trabalho inclusive apesar das dificuldades que possam desprender-se delas.
Durante o discurso após presidir a Missa, o Presidente do conselho falou da dificuldade das pessoas que trabalham nos setores da publicidade e dos negócios na hora de tomas decisões que possam repercutir negativamente neles, em seus familiares, nos que lucraram para a empresa e nos trabalhadores.
O Arcebispo Foley contou que quando era jovem teve que deixar dois empregos por motivos éticos, e destacou que havia mencionado estas experiências para que os lideres das escolas de negócios soubessem que havia vivido “dilemas éticos e desafios empresariais os quais talvez tenham sido seus alunos”.
Entretanto, acrescentou, “pensei muitas vezes nos terríveis dilemas que tem que enfrentar as pessoas casadas e com filhos em um mercado de trabalho reduzido quando lhes é exigido que se comportem de forma incorreta ou pelo menos de modo eticamente discutível e tem medo de questionar esta decisão, ou de protestar e não podem deixar o trabalho porque não respeitem três princípios:
- Ser é melhor que ter.
- Toda pessoa dever ser tratada com respeito.
- Trabalhar pelo bem comum.
Ao final de seu discurso, o presidente do discatério indicou que “uma das preocupações crescentes nas sociedades democráticas é os aspectos éticos das campanhas políticas”, com as quais pode ou ser informado “sobre os candidatos e os temas de interesse” ou “obstaculizar o processo democrático” quando aos custos da publicidade “atraem unicamente candidatos ou grupos ricos” ou se a busca de fundos compromete os princípios e a integridade dos candidatos.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar