Roma, Apr 7, 2023 / 21:48 pm
Vinte mil peregrinos de vários lugares do mundo participaram hoje (7), Sexta-feira Santa, das 14 estações da via-sacra no Coliseu Romano. A oração foi conduzida pelo cardeal Angelo de Donatis, vigário-geral da diocese de Roma. O papa Francisco não esteve presente devido às baixas temperaturas registradas em Roma nos últimos dias.
Faltavam poucos minutos para a tradicional via-sacra começar e nos arredores do monumento eterno já havia milhares de peregrinos que esperavam pela primeira estação.
A ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, conversou com alguns peregrinos de diversos países, que foram a Roma para vivenciar uma Semana Santa diferente.
É o caso da família Herrera, de Guadalajara, México. Patrícia, mãe de família, se emocionou ao contar que a filha fez uma cirurgia delicada "e eu queria que ela viesse aqui, em Fátima e em Lourdes, para agradecer a Deus. Com Deus vamos seguir em frente", disse.
Ao seu lado estava o padre Salvador, de León, Guanajuato, México, da Sociedade Missionária dos Padres Brancos.
Falando à ACI Prensa, o padre mexicano falou da beleza de "sentir-se Igreja juntos, com pessoas de tantas partes do mundo, com um olhar internacional voltado para o mesmo Cristo universal"
"Isso é genial, me emociona. Gostaria que as pessoas de todo o mundo descobrissem em Cristo um símbolo de paz, aquela paz de que tanto precisamos neste momento. Precisamos de perdão, compreensão e respeito. Precisamos de Cristo", disse ele.
A poucos metros estava um grupo de jovens de Barcelona, Espanha, que foram a Roma com a UNIV, o encontro internacional promovido pela Opus Dei que reúne jovens universitários que buscam aprofundar a fé.
A su lado se encontraba el P. Salvador, de León (Guanajuato, México), de la Sociedad Misionera de los Padres Blancos. "Esto me emociona. Quisiera que la gente por todo el mundo descubriera en Cristo un símbolo de paz, esa paz que tanto nos hace falta en este momento".
- Almudena Martínez-Bordiú (@AlmuMBordiu) April 7, 2023
Para estes jovens, viver a Semana Santa em Roma é "uma sensação diferente, acompanhar o papa é muito inspirador".
"Como jovens temos que fazer o que o papa diz, temos que sair para as periferias e as zonas de 'conforto', viver com a alegria de ser cristão e ser você mesmo e abrir-se a novas pessoas e fazer apostolado, temos que 'fazer barulho'", disseram à ACI Prensa.
As "vozes da paz em um mundo de guerra"
"Vozes de paz em um mundo de guerra" foi o tema escolhido pela Santa Sé para a via-sacra deste ano de 2023, a primeira vez que o papa Francisco não a conduziu em 10 anos de pontificado.
Pessoas de diferentes realidades e continentes fizeram as meditações, onde contaram suas experiências com as guerras em seus países.
O papa Francisco escolheu migrantes da África e do Oriente Médio, uma mãe da Colômbia que contou sua trágica experiência com a guerrilha de seu país e um padre da Península Balcânica que foi prisioneiro de guerra.
Também foram ouvidas a reflexão de uma freira da África Austral e o testemunho comovente de duas pessoas da Rússia e da Ucrânia.
Na via-sacra do ano passado estava previsto que duas mulheres da Rússia e da Ucrânia carregassem a cruz juntas e rezassem pela paz.
Através de um comunicado publicado pelo secretário em Roma do arcebispo-mor, o primaz da Igreja greco-católica ucraniana disse que esta ideia era "incompreensível e insultante" e que "não leva em consideração o contexto da agressão militar da Rússia contra a Ucrânia".
Confira também:
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Papa Francisco não celebrará a Via-Sacra no Coliseu hoje devido ao frio https://t.co/jsgmwpqKeD
- ACI Digital (@acidigital) April 7, 2023
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar