14 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Patriarca de Lisboa faz apelo à inscrição de voluntários e famílias de acolhimento para JMJ

O patriarca de Lisboa, Portugal, cardeal Manuel Clemente, fez um apelo para que as pessoas se inscrevam como voluntárias e famílias de acolhimento para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 1º a 6 de agosto na capital portuguesa. "Com a certeza de que quem ganhará mais serão os próprios que se dispuserem a isso", disse.

"A dois meses de começarmos a Jornada Mundial da Juventude, mais uma mensagem que vos quero dirigir, no sentido de urgência. A urgência que o tempo traz, porque já estamos muito perto, mas da necessidade de reforçar o voluntariado, gente que esteja disponível para estar conosco, nesta reta final, a preparar esta grande ocasião de encontro de jovens de todo o mundo", disse em mensagem divulgada hoje pela JMJ Lisboa 2023.

Para dom Clemente, este será "uma ocasião única" para Portugal. "E que queremos oferecer a toda a gente que venha, mas precisamos de muitos voluntários, para que, nas diversas missões que é preciso levar por diante, estejam conosco a preparar a Jornada e, depois, a efetivá-la", disse.

Segundo a organização da JMJ divulgou ontem (31), até o momento há 20.605 voluntários. O objetivo é atingir 30 mil voluntários. Do total de inscritos, 363 são da área de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem.

Dom Clemente reforçou o convite aos voluntários da saúde. "Nós precisamos de pessoas qualificadas que possam colaborar conosco para que tudo corra bem também nessa área", disse.

O patriarca de Lisboa reforçou também o apelo às inscrições das famílias de acolhimento, "porque quanto mais forem, melhor". Segundo a JMJ Lisboa 2023, já estão registradas cerca de 6 mil famílias para acolher os jovens peregrinos nas dioceses de acolhimento, Lisboa, Setúbal e Santarém.

Dom Clemente afirmou que a experiência de acolher um peregrino em casa é também algo bom para as próprias famílias. "A experiência das jornadas, das famílias que acolheram peregrinos é, geralmente, muito positiva, criam-se amizades que depois ficam para o futuro".

O patriarca disse ainda que "os jovens que vêm das diversas partes do mundo" terão a oportunidade de ter contato com a realidade portuguesa e lisboeta, "no seu melhor, que são as famílias".

Além das famílias de acolhimento, a JMJ Lisboa 2023 disse que já conta com 400 mil locais para alojamento coletivo e está em negociação para outros espaços.

"Conto com todos, a Jornada vai sair muito bem, porque vai ser de nós para toda a gente", concluiu o cardeal Manuel Clemente.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar