19 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

JMJ Lisboa 2023 será “festa universal, aberta, ecumênica”, diz presidente de Portugal

"Vai ser uma grande festa da juventude, vai ser uma grande festa universal, aberta, ecumênica", disse o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em uma mensagem divulgada hoje (5) sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Jornada acontecerá em Lisboa, de 1º a 6 de agosto. A Santa Sé já confirmou a presença do papa Francisco, que estará em Portugal de 2 a 6 de agosto. Além de Lisboa, Francisco irá a Fátima no dia 5.

Em sua mensagem, Rebelo de Sousa lembrou que "faltam menos de dois meses" para a JMJ Lisboa 2023. "Portugal, daqui a menos de dois meses, acolhe o papa Francisco, acolhe a juventude de todo o mundo, num espírito que deve ser o de Portugal: plataforma entre oceanos, continentes, culturas e povos", disse.

O presidente recordou que foram "quatro anos sem jornada" desde a última edição no Panamá, em 2019. Inicialmente, a JMJ de Lisboa estava marcada para 2022, mas precisou ser adiada por causa das medidas impostas contra a pandemia de covid-19.

Tradicionalmente, a Jornada Mundial da Juventude acontece todos os anos em âmbito diocesano. A data para esta celebração era o Domingo de Ramos, mas a partir de 2021, por indicação do papa Francisco, passou a ser celebrada na solenidade de Cristo Rei. Além disso, a cada três anos acontece a JMJ internacional, que reúne os jovens de diversos países em uma cidade escolhida pelo papa.

Rebelo de Sousa disse que a JMJ Lisboa 2023 é a "festa da juventude, festa universal, festa intensamente vivida, longamente vivida, marcante, e com este papa, o papa Francisco, o papa da luta pela paz, pelo diálogo, pela tolerância, pela compreensão, contra as desigualdades, contra a fome, contra a miséria, o papa das periferias".

Recordou ainda que Francisco é "o papa que se fez fora da Europa", o primeiro papa latino-americano. "Que se fez e continua a ser, até hoje, igual ao que era, próximo daqueles que mais sofrem, dos que mais excluídos são, daqueles que, sistematicamente, são ignorados", disse.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar