21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

O papa Francisco não leu um discurso por causa de problemas respiratórios.

Papa Francisco em audiência em 22 de junho | Vatican Media.

O papa Francisco não leu um discurso preparado para ontem (22) numa audiência no Vaticano, por causa de problemas respiratórios e porque ainda está sob os efeitos da anestesia que tomou durante a sua última operação.

O papa recebeu os representantes da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (Roaco) e da Youth Conference, que estiveram em Roma de segunda-feira (19) até ontem (22) para uma plenária para discutir a situação em vários países, incluindo Turquia, Irã, Eritreia e a região da Terra Santa. O papa se desculpou por não ler o discurso que havia preparado, dizendo que "não tinha bom fôlego" e que ainda estava "sob os efeitos da anestesia", segundo o Vatican News.

Apesar de suas dificuldades respiratórias, o papa disse que estava "contente por essa visita". Em seu discurso preparado, que ele deu aos presentes, agradeceu-lhes por sua "solidariedade proativa" que "ajuda a curar feridas e é como uma carícia no rosto daqueles que sofrem".

Ele também os incentivou a continuar seu trabalho de ajuda em todo o mundo, pedindo especialmente uma "proximidade concreta, uma proximidade de oração e de caridade, ao povo ucraniano martirizado".

O papa Francisco, de 86 anos, passou por uma cirurgia abdominal em 7 de junho. Ele recebeu alta do hospital em 16 de junho, festa do Sagrado Coração de Jesus. Ao deixar o hospital Gemelli de Roma, ele disse aos jornalistas com bom humor: "Estou vivo".

Numa mensagem de vídeo divulgada ontem (22), o papa Francisco confirmou a sua vontade de participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que começará no início de agosto deste ano.

"Já tenho tudo comigo porque tenho muita vontade de ir", disse o papa. "Alguns pensam que, pela doença, não posso ir. Mas, o médico me disse que posso ir, por isso, vou estar com vocês. Em frente, coragem", disse ele.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar