22 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Dom Claudio Hummes se tornou uma voz profética, disse papa Francisco

Papa Francisco com dom Claudio Hummes na praça São Pedro, no Vaticano. Foto: Vatican Media

"Há um ano dom Claudio deixou de ser uma presença física para se tornar uma voz profética que nos lembra a cada passo que nosso compromisso é com os pobres, sempre e inexoravelmente", escreveu o papa Francisco à sessão da Cátedra Cardeal Claudio Hummes, na Universidade da Amazônia, que recordou no dia 4 de julho, o primeiro ano da morte do cardeal brasileiro, Claudio Hummes.

Hummes, segundo o papa, foi o responsável pela escolha do nome Francisco ao dizer, logo depois da eleição a Jorge Mario Bergoglio: "não se esqueça dos pobres".

Em sua carta, Francisco disse que pensa muito em dom Claudio e lembrou da "participação fraterna" do cardeal brasileiro "no Conclave e sua liderança serena no Sínodo da Amazônia".

"Seu pensamento e seu legado são um testemunho vivo da luta pelo direito à história, à identidade e à realização dos povos indígenas da América Latina", enfatizou o papa.

Papa Francisco também frisou aos representantes da Cátedra Cardeal Claudio Hummes, que eles devem "se multiplicar e servir como uma semente para que esse pensamento vivo se espalhe em ações concretas". E serem "um rio de esperança que faça dos sonhos amazônicos uma pedagogia que converge com a ecologia integral e o pleno desenvolvimento da humanidade".

A Cátedra Cardeal Claudio Hummes é um programa universitário amazônico pensado por dom Cláudio e criado pela Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) e pela Pontifícia Universidade Católica do Equador, que visa ajudar os estudos das realidades dos povos amazônicos e os acontecimentos da pastoral local da Igreja.

 

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar