21 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Acidentes de trabalho são uma injustiça, diz o papa Francisco sobre ferroviários mortos na Itália

Papa Francisco saúda os jornalistas que o acompanham na viagem à Mongólia | Vatican Media.

“Os trabalhadores são sagrados”, disse o papa Francisco ontem (31) no voo para a Mongólia, ao comentar o acidente que matou cinco ferroviários na Itália. “Os acidentes de trabalho são uma calamidade e uma injustiça”, disse o papa aos 70 jornalistas que o acompanham numa visita de quatro dias a Ulan Bator, capital da Mongólia, incluindo o enviado da ACI Stampa, agência em italiano do grupo ACI, Andrea Gagliarducci.

O acidente ocorreu na madrugada da quinta-feira (31), em Brandizzo, região de Turim. Cinco trabalhadores com idades entre 22 e 52 anos foram atropeladas por um trem a 160 km/h quando faziam manutenção noturna da via.

“Os acidentes de trabalho são uma calamidade e uma injustiça e sempre devido à falta de cuidado”, disse o papa.

A causa do incidente ainda está sob investigação, enquanto o Ministério Público de Ivrea, região do Piemonte, abriu um processo por desastre ferroviário por negligência e homicídio múltiplo.

“Rezo pelos familiares das vítimas; quero que saibam que o bispo e a Igreja de Turim estão com eles, partilhando o seu sofrimento nestes momentos difíceis”, disse o arcebispo de Turim, dom Roberto Repole. “Por isso, espero que a política e as empresas reajam fortemente e criem condições para evitar que estas tragédias se repitam”.

O arcebispo de Bolonha, cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana, exortou a buscar soluções para melhorar a segurança dos trabalhadores, em geral, e comentou: “Enquanto rezamos por eles e pelo condutor envolvido no acidente, pedimos que não se resignem diante dessas tragédias recorrentes. Não são só estatísticas (com três vítimas por dia), mas são rostos, pessoas."

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar