22 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Jamais aceitaremos iniciativas de apoiar e promover o aborto, diz CNBB sobre julgamento no STF

A ADPF 442 pode foi liberada para julgamento no STF. | Shutterstock/vetre.

“Diante do pedido de inclusão em pauta da ADPF 442 (2017), no Supremo Tribunal Federal (STF), que pleiteia a possibilidade de aborto legal até a 12ª semana de gestação, reafirmamos que “o aborto constitui a eliminação de uma vida humana, trata-se, pois, de uma ação intrinsecamente má e, portanto, não pode ser legitimada como um bem ou um direito” (Vida: Dom e Compromisso II: fé cristã e aborto, Edições CNBB, 2021, n.96)”, declarou a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em nota hoje (14).

“De qualquer forma, jamais aceitaremos quaisquer iniciativas que pretendam apoiar e promover o aborto”, diz a nota.

A presidência da CNBB ainda ressaltou que um direito jamais “pode ser exigido às custas de outro ser humano, mesmo estando apenas em formação” e lembraram que o “fundamento dos direitos humanos é que o ser humano nunca seja tomado como meio, mas sempre como fim”.

“Como já nos manifestamos em 2017, por meio de Nota “Pela vida, contra o aborto”, reiteramos nossa posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural. Entendemos que os pedidos da ADPF 442 foram conduzidos como pauta antidemocrática pois, atropelando o Congresso Nacional, exigem do Supremo Tribunal Federal (STF) uma função que não lhe cabe, que é legislar diante de uma suposta e inexistente omissão do Congresso Nacional, pois se até hoje o aborto não foi aprovado como querem os autores da ADPF não é por omissão do Parlamento, senão por absoluta ausência de interesse do Povo Brasileiro, de quem todo poder emana, conforme parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar