7 de setembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco concede aos novos cardeais as suas funções na Santa Sé

Alguns dos novos cardeais na missa de abertura do Sínodo da Sinodalidade. | Daniel Ibáñez/ACI Prensa.

O papa Francisco deu aos cardeais recém-criados as novas missões que terão na Santa Sé. Os novos cardeais com direito a voto em um eventual conclave receberam diferentes funções em alguns dos dicastérios da Santa Sé.

Depois do consistório do último sábado (30), onde receberam a púrpura cardinalícia, com exceção do cardeal Luis Pascual Dri, que aos 96 anos não pôde viajar a Roma por problemas de saúde, os novos membros do Colégio Cardinalício participaram hoje (4) na missa de abertura do Sínodo da Sinodalidade, que começou no Vaticano.

Os cardeais aos quais o papa atribuiu mais funções são: cardeal Claudio Gugerotti (9 dicastérios), cardeal Robert Francis Prevost (8 dicastérios) e cardeal Víctor Fernández (7 dicastérios).

A seguir, os cargos que os novos 18 cardeais com menos de 80 anos terão a partir de hoje como membros dos Dicastérios da Cúria Romana:

- No Dicastério para a Evangelização, na seção de Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo, incluiu o cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais, e o cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.

- Neste mesmo dicastério, mas na seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares, foram nomeados os cardeais Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos; o cardeal Claudio Gugerotti; o cardeal Víctor Manuel Fernández e o cardeal Protase Rugambwa, arcebispo coadjutor de Tabora, Tanzânia.

- No Dicastério para a Doutrina da Fé, incluiu os seguintes cardeais: Robert Francis Prevost; Claudio Gugerotti e Stephen Ameyu Martin Mulla, arcebispo de Juba, Sudão do Sul.

- Para o Dicastério para as Igrejas Orientais, elegeu o cardeal Robert Francis Prevost, o cardeal Víctor Manuel Fernández e o cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca de Jerusalém dos Latinos.

- No Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, incluiu os cardeais: Ángel Sixto Rossi, arcebispo de Córdoba, Argentina; Grzegorz Ryś, arcebispo de Łódź, Polônia; e Protase Rugambwa.

- A partir de agora, o cardeal Stephen Brislin, arcebispo da Cidade do Cabo, África do Sul, pertence ao Dicastério para as Causas dos Santos.

- No Dicastério para os Bispos, incluiu os seguintes cardeais: Claudio Gugerotti, Víctor Manuel Fernández, Grzegorz Ryś e José Cobo Cano, arcebispo de Madri, Espanha.

- No Dicastério para o Clero, os cardeais Robert Francis Prevost e François-Xavier Bustillo, bispo de Ajaccio, França.

- No Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, nomeou o cardeal Robert Francis Prevost, o cardeal Ángel Sixto Rossi e o cardeal Ángel Fernández Artime, reitor-mor da Sociedade Salesiana de São João Bosco.

- No Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, nomeou os cardeais Víctor Manuel Fernández e José Cobo Cano.

- No Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, contribuirão os cardeais Claudio Gugerotti e Pierbattista Pizzaballa.

- No Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, incluiu os cardeais Claudio Gugerotti e Stephen Chow Sau-yan, bispo de Hong Kong, China.

- No Dicastério para a Cultura e a Educação, nomeou os cardeais Robert Francis Prevost, Claudio Gugerotti e Víctor Manuel Fernández.

- No Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, colaborará o cardeal Sebastian Francis, bispo de Penang, Malásia.

- No Dicastério para os Textos Legislativos, incluiu os cardeais Robert Francis Prevost e Claudio Gugerotti.

- No Dicastério para a Comunicação, estará o cardeal Américo Manuel Alves Aguiar, bispo eleito de Setúbal, Portugal.

- No Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, incluiu o cardeal Paul Emil Tscherrig, núncio apostólico na Itália e na República de San Marino.

- A Administração do Patrimônio da Sé Apostólica passou a contar com o cardeal Christophe Pierre, núncio apostólico nos EUA.

- Na Pontifícia Comissão para a América Latina, colaborará o cardeal Luis José Rueda Aparicio, arcebispo de Bogotá, Colômbia.

- Na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, estarão os cardeais Robert Francis Prevost e Claudio Gugerotti.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar