5 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Diocese de Roma celebra 1700 anos da arquibasílica de São João de Latrão

Arquibasílica de São João de Latrão em Roma, na Itália. | Hannah Brockhaus/CNA

A diocese de Roma planejou um ano inteiro de eventos para marcar o 1.700º aniversário da arquibasílica de São João de Latrão, que foi inaugurada em 9 de novembro de 324.

A igreja é a catedral da diocese e a sede do bispo de Roma, o papa. Até o século XIV, o palácio adjacente serviu como residência papal.

Embora são João Batista e são João Evangelista sejam os patronos da arquibasílica, ela é chamada de São João de Latrão porque foi construída em uma propriedade doada pela família Plautii Laterani durante o Império Romano.

A data da dedicação da basílica, 9 de novembro de 324, pelo papa são Silvestre I, é um dia de festa na Igreja.

Uma inscrição em latim na igreja diz: “Omnium ecclesiarum Urbis et Orbis mater et caput”, que significa em português: “A mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade e do mundo”.

“A catedral de Roma, Mater et Caput de todas as Igrejas de Roma e do mundo, é um ponto de referência muito especial para a nossa diocese e para a Igreja universal”, disse o vigário de Roma, cardeal Angelo De Donatis, em publicação no site da diocese de Roma.

“Nele se respira a história de 17 séculos, de uma basílica construída e reconstruída três vezes, até a atual construção de 1700. Nela aconteceram cinco concílios ecumênicos”, continuou.

“Na Sé da Cátedra de Pedro”, disse De Donatis, “todos os cristãos do mundo sentem o vínculo com o bispo de Roma. Neste lugar, nós, cristãos de Roma, reconhecemos mais uma vez o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, apontado por [João] Batista. Aqui sentimos, como [João], o discípulo amado, o coração pulsante de Cristo, o Salvador, consumido de amor por toda a humanidade. Na escola dos dois ‘Joões’ encontramos a vocação particular da nossa Igreja chamada a presidir na caridade”.

A diocese de Roma vai abrir o ano de celebrações com uma missa solene pontifícia celebrada por De Donatis na tarde de hoje (9). A missa vai incluir música escrita para a ocasião pelo padre Marco Frisina, o mais popular compositor contemporâneo de hinos religiosos da Itália.

Outros eventos programados ao longo do ano incluem concertos, missas e palestras religioso-culturais sobre a história da arquibasílica e do adjacente palácio de Latrão.

As celebrações do aniversário serão encerradas com uma missa no dia 9 de novembro de 2024.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar