17 de novembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Conferência episcopal dos EUA apoia nomear são João Newman doutor da Igreja

Retrato de são João Henrique Newman por Sir John Everett Millais | Domínio público

Os bispos reunidos em Baltimore, Maryland, para a assembleia anual de outono da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB, na sigla em inglês) votaram na quarta-feira (15) a favor de enviar uma carta ao papa Francisco pedindo que se dê a são João Henrique Newman o título de Doutor da Igreja. A petição inicial foi apresentada pela Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales. Votaram a favor 240 bispos. Só dois votaram contra.

Newman, nascido em 1801, converteu-se da Igreja da Inglaterra ao catolicismo vindo quando já era pastor e um intelectual público importante de Oxford. Sua conversão, em 1845, resultou na perda de muitos amigos e de sua própria irmã, que nunca mais falou com ele.

Newman tornou-se sacerdote em 1847 e fundou o oratório de São Filipe Neri na Inglaterra. Dedicou-se particularmente à educação, fundando duas escolas para rapazes e a Universidade Católica da Irlanda. A “Ideia de uma Universidade” de Newman tornou-se um texto fundamental sobre o ensino superior católico. Autor prolífico e escritor de cartas, ele morreu em Birmingham em 1890, aos 89 anos.

Se for nomeado Doutor da Igreja, Newman, canonizado em 2019, se juntará a pouco mais de três dúzias de santos, que incluem santo Agostinho, santo Antônio de Pádua, são Jerônimo e santa Teresa de Lisieux.

Tradicionalmente, o título de doutor da Igreja é concedido com base em três requisitos: a manifesta santidade do candidato, afirmada pela sua canonização como santo; a eminência da pessoa na doutrina, demonstrada pelo legado de um corpo de ensinamentos que trouxeram contribuições significativas e duradouras para a vida da Igreja; e uma declaração formal da Igreja, geralmente por um papa.

“Se isso acontecer, se Newman for nomeado doutor, deveríamos realmente aproveitar isso, estudar profundamente seus escritos”, disse o bispo de Winona-Rochester, Minnesota, Robert Barron, à assmbleia da USCCB. “Acho que pode ajudar a curar algumas das divisões na nossa Igreja”.

O diretor editorial da EWTN News, Matthew Bunson, disse numa entrevista ao “EWTN News Nightly” que o apoio dos bispos pode muito bem ter um efeito.

“Os bispos dos EUA fizeram um apelo ao [papa Bento XVI] sobre são João de Ávila, e ele foi nomeado doutor da Igreja. Em 2019, pediram ao papa Francisco que fizesse de santo Irineu de Lyon um doutor da Igreja, e isso aconteceu apenas alguns anos depois”, observou Bunson.

“Portanto, isso poderia ter um efeito, e os bispos querem claramente que isso aconteça o mais rápido possível”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar