12 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa Francisco dará uma Rosa de Ouro ao ícone da Salus Populi Romani

Papa Francisco reza diante da Virgem Salus Populi Romani | Vatican Media

Na sexta-feira (8), Solenidade da Imaculada Conceição, o papa Francisco dará uma Rosa de Ouro ao ícone da Salus Populi Romani na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Esta basílica tem um significado especial para o papa Francisco, pois é o lugar que visitou na manhã seguinte à sua eleição como papa, no dia 14 de março de 2013, para confiar o seu ministério petrino a Nossa Senhora diante deste ícone da Salus Populi Romani, protetora da cidade romana.

O papa Francisco visita a Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais, antes e depois de cada viagem apostólica, como parte de uma tradição e de um gesto de profunda devoção.

A Rosa Dourada tem um significado profundo e a sua origem tem raízes muito antigas. Ela também simboliza a bênção papal.

Rosa Nossa Senhora de Guadalupe. Cem.Org.Mx.

Francisco fará esta homenagem na sexta-feira, às 15h30 (hora de Roma), antes de rezar diante da estátua da Imaculada Conceição, que fica em frente à embaixada espanhola junto à Santa Sé.

A tradição de dar a rosa de ouro remonta à Idade Média e ao longo dos séculos ela foi dada a mosteiros, santuários e personalidades notáveis ​​em reconhecimento do seu compromisso com a fé e o bem comum.

Com a entrega da rosa a este ícone de Nossa Senhora, o papa Francisco “enfatiza a importância espiritual e o profundo significado que esse ícone tem na vida da Igreja Católica, pois é também o mais antigo santuário mariano do Ocidente dedicado à Mãe de Deus”, diz uma nota da basílica mariana.

O nascimento de uma tradição

Desde o século XII, no quarto domingo da Quaresma, o papa abençoava e transportava a rosa em procissão equestre da Basílica de Santa Croce in Gerusalemme até o Palácio de Latrão, onde a oferecia ao Prefeito de Roma (Praefectus Urbi), em reconhecimento do prestígio da cidade. O prefeito tinha que se submeter ao papa beijando a rosa sagrada.

A primeira Rosa de Ouro foi doada em 1551 pelo papa Júlio III, profundamente devoto do ícone mariano conservado na basílica e onde havia celebrado a sua primeira missa.

 

Em 1613, o papa Paulo V doou esta flor por ocasião da transferência do venerado ícone para a sua nova capela.

Nenhuma das rosas doadas pelos dois papas se conserva na basílica, pois provavelmente foram perdidas com a invasão napoleônica dos Estados Pontifícios em 1797.

A partir do século XIII, a Rosa de Ouro foi dada como presente de gratidão, acolhimento e hospitalidade pelos papas. Também foi dada pelos papas ao longo dos séculos seguintes a importantes soberanos ou rainhas como forma de gratidão e reconhecimento.

A primeira foi em 1493 a Isabel de Castela pelo papa Inocêncio VIII ou a Maria Stuart da Escócia a pedido de Pio IV em 1555.

Eram mulheres especialmente comprometidas com a defesa e os valores da Igreja Católica Romana, mas também com certas cidades que haviam lutado em defesa do credo católico.

A partir do século XVII, as homenagens dos papas destinavam-se principalmente a figuras femininas ou a igrejas e basílicas. A basílica de São Pedro, no Vaticano, recebeu cinco Rosas de Ouro ao longo dos séculos.

Desde o Concílio Vaticano II e por vontade de são Paulo VI (cuja primeira rosa foi doada em 1964 à basílica da Natividade de Belém), a Rosa de Ouro foi atribuída exclusivamente a alguns dos mais famosos santuários marianos.

O papa Francisco deu uma rosa de ouro ao santuário de Fátima em 2017, a terceira entregue neste santuário depois da entregue por Paulo VI e Bento XVI.

Nos últimos anos, a Rosa de Ouro foi dada como sinal de devoção mariana a vários santuários como Aparecida, Luján, Guadalupe, Loreto, Czestochowa, Roio, Nossa Senhora da Cabeça (Espanha), Nossa Senhora do Socorro de Valencia (Venezuela), Nossa Senhora da Caridade de Cobre (Cuba) e Nossa Senhora de Guadalupe (México).

Por ocasião desta homenagem, o curador extraordinário da basílica, dom Rolandas Makrickas, disse que “o presente da Rosa de Ouro é um gesto histórico que expressa visivelmente o profundo vínculo do Papa Francisco com a Mãe de Deus, que é venerada neste santuário sob o título de Salus Populi Romani. O povo de Deus poderá será fortalecido ainda mais em seu vínculo espiritual e devocional com a Santíssima Virgem Maria. À Salus pedimos o dom da paz para o mundo inteiro”

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar