21 de dezembro de 2024 Doar
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Padres da Índia criticam ordem do papa de adotar liturgia uniforme até o Natal

Liturgia na Igreja Arquiepiscopal Maior Siro-Malabar de Santa Maria, Arakuzha, Índia. | Achayan via Wikimedia (CC BY-SA 4.0).

A Santa Sé deu um prazo até 25 de dezembro para que os padres da Igreja Siro-Malabar, no estado indiano de Kerala, adotem uma única liturgia “universal” ou podem ser excomungados.

Antes do prazo final, vários padres protestaram publicamente contra o mandato de instituir uma missa uniforme e instaram a Santa Sé a ter em conta a forma como celebraram a liturgia nos últimos 60 anos.

“Não somos contra o papa ou o sínodo [dos bispos], mas o nosso pedido é apenas que faça justiça à nossa arquidiocese com 650 mil fiéis, 464 sacerdotes e milhares de religiosos”, disse o padre Kuriakose Mundadan, da arquidiocese de Ernakulam, à CNA, agência em inglês do grupo EWTN.

Ad populum vs. Ad orientem

A Igreja Siro-Malabar é uma das 23 Igrejas Católicas Orientais autônomas em comunhão plena com Roma. A liturgia eucarística da Igreja Siro-Malabar, conhecida como Santa Qurbana, é objeto de uma longa e complexa discussão sobre a direção para a qual o sacerdote deve se voltar ao celebrar a liturgia.

A Igreja foi dividida, com padres da arquieparquia de Ernakulam-Angamaly celebrando a missa “ad populum” (de frente para o povo) no estilo da Igreja Latina depois da reforma do Concílio Vaticano II. Outros continuam a celebrar a liturgia eucarística “ad orientem” (virado para o oriente/altar).

O Sínodo dos Bispos da Igreja Católica Oriental com sede na Índia aprovou a introdução de uma liturgia uniforme em 2021, determinando que os padres fiquem de frente para o altar e não para os bancos.

Em julho de 2021, o papa Francisco opinou a favor do mandato do sínodo, exortando “todo o clero, religiosos e fiéis leigos a procederem a uma implementação imediata do modo uniforme de celebrar a Santa Qurbana, para o bem maior e a unidade da sua Igreja".

Um prazo de Natal

Depois de várias eparquias não terem cumprido o mandato, o papa emitiu um ultimato numa mensagem de vídeo de 7 de dezembro, apelando à Igreja para adotar a liturgia ad orientem aprovada pelo Sínodo até o domingo (25).

“No Natal, na arquieparquia de Ernakulam-Angamaly, como em toda a Igreja Siro-Malabar, que a Qurbana [santa missa] seja celebrada em comunhão de acordo com as orientações do Sínodo”, exortou o papa Francisco.

“Por favor, não continuem a ferir o corpo de Cristo! Não se separem dele! E mesmo que tenha havido algumas queixas contra vocês, perdoem-nas com generosidade. A Eucaristia seja o modelo da vossa unidade. Não destruam o corpo de Cristo que é a Igreja, para não comerem e beberem julgamento sobre si mesmos (cf. 1 Cor 11,29)”, exortou o papa Francisco em sua mensagem aos “Irmãos e Irmãs da arquieparquia de Ernakulam- Angamaly”.

“Examinei de perto e com atenção as razões que foram usadas durante anos para vos convencer”, disse o papa na sua mensagem, acrescentando: “Sei que há razões para oposição que nada têm a ver com a celebração da eucaristia ou da liturgia. São razões mundanas. Eles não vêm do Espírito Santo. Se não vêm do Espírito Santo, então vêm de outro lugar”.

A Igreja siro-malabar divulgou uma declaração em 11 de dezembro instando a Igreja a cumprir os desejos do papa depois de críticas à mensagem de vídeo do papa por parte de padres e líderes leigos. “A mensagem do papa no vídeo é inequívoca”, dizia o comunicado.

“Esta declaração está sendo emitida por causa da propagação de uma mensagem de que o papa pode ter cometido um erro no assunto do modo unificado de celebração do alcorão e foi mal-informado sobre isso e que há erros factuais em sua mensagem de vídeo”, disse o padre vicentino Antony Vadakkekara, porta-voz da Igreja Siro-Malabar.

“Esta propaganda de que o papa estava mal-informado é uma camuflagem fútil que tenta sutilmente justificar a desobediência de vocês ao papa”, disse Vadakkekara.

Em 7 de dezembro, a Santa Sé aceitou as renúncias do arcebispo-mor da Igreja Católica Siro-Malabar, o cardeal George Alencherry e do arcebispo Andrews Thazhath como administrador apostólico. A medida foi vista com bons olhos pelos padres dissidentes dias antes da divulgação do vídeo do papa.

Dissidência de mais de 300 padres

Em resposta à mensagem em vídeo do papa, mais de 300 sacerdotes da arquidiocese de Ernakulam fizeram uma reunião de emergência no dia 13 de dezembro e exigiram que uma “investigação completa fosse conduzida sobre o conteúdo da mensagem em vídeo do papa Francisco”.

Num comunicado divulgado à imprensa, afirmaram que Thazhath, que dias antes tinha sido dispensado das suas funções como administrador apostólico, era o responsável pela mensagem de vídeo do papa.

“A fonte da mensagem de vídeo, que está repleta de erros factuais e ambiguidades, é um subproduto do arcebispo Andrews Thazhath e do Dicastério para as Igrejas Orientais, que obriga o papa a cantar a sua melodia sem verificar os fatos”, alegou uma declaração emitida pelo Conselho Arquidiocesano de Proteção (APC, na sigla em inglês).

“Quando o papa observa que apenas alguns padres são contra a missa sinodal [uniforme] e que os fiéis não deveriam ouvi-los sobre este assunto, obviamente não é a linguagem do papa Francisco que fala consistente e repetidamente sobre sinodalidade. Na verdade, dos 464 padres, com exceção de 10 a 12 padres, os 452 restantes aderem à missa versus populum (de frente para o povo)”, disse o comunicado da APC.

A Igreja Siro Malabar, no entanto, disse à CNA que todos os membros da Igreja têm o dever de obedecer aos desejos do papa.

“A mensagem papal não precisa de esclarecimento”, disse Vadakkekara à CNA ao responder sobre a reação à controvérsia que chegou às manchetes da mídia secular e católica.

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“Quando o papa afirmou claramente que 'examinou de perto e com atenção' o assunto, como podemos nós [o SMC] reagir a isso?”

Thazhath disse à CNA que as críticas à mensagem em vídeo do papa foram um ato de desobediência.

“Sou maior que o papa para ditar alguma coisa a ele?” Thazhath disse. “Eles estão tentando encontrar desculpas para desobedecer ao papa”.

Vários sacerdotes continuaram a expressar opiniões contrárias ao apelo do papa à unidade litúrgica.

“O papa não teria feito tal mensagem se tivesse sido informado sobre a realidade aqui”, disse Mundadan, secretário do conselho sacerdotal da arquidiocese de Ernakulam, à CNA.

“Com base no Concílio Vaticano II”, disse Mundadan, “todas as paróquias da Arquidiocese de Ernakulam têm rezado a missa de frente para o povo há 60 anos, enquanto algumas dioceses o fazem de frente para o altar”.

“A verdadeira questão é a liturgia em si, mas alguns enganaram o papa sobre isso, dizendo que há 'razões mundanas'”, disse Mundadan.

Mundadan disse à CNA que a reunião sinodal online de 2021 não seguiu o procedimento correto quando decidiu que toda a Igreja adotaria uma liturgia uniforme.

O arcebispo Cyril Vasil, nomeado pelo papa Francisco em julho para ajudar a encontrar uma solução para a crise que divide a Igreja Siro-Malabar, viajou para Kerala em 12 de dezembro.

“Expliquei isso em detalhes durante o evento de hoje [18 de dezembro] encontro com o arcebispo Cyril Vasil. Não somos contra o papa ou o sínodo, mas o nosso pedido é apenas que se faça justiça à nossa arquidiocese com 650 mil fiéis, 464 sacerdotes e milhares de religiosos”, disse Mundadan.

“Sérias discussões estão em andamento com o delegado papal e o bispo Bosco Puthur, [novo administrador de Ernakulam] para resolver as questões”, disse o padre José Vailikodath, porta-voz da APC, à CNA.

Entretanto, padres da vizinha diocese de Irinjalakkuda também protestaram contra o mandato da “missa uniforme”.

Sete padres da diocese reuniram-se com Vasil em Kochi no dia 19 de dezembro e apresentaram-lhe um memorando pedindo a restauração da missa voltada para o povo.

“O bispo e os representantes dos sacerdotes da eparquia de Irinjalakuda relataram a discórdia na diocese [que] surgiu depois do anúncio da controversa decisão do sínodo”, destacou o memorando.

“Qualquer medida para impor uniformidade, citando falsamente a dissensão entre os padres, acabará por deixar a Igreja atualmente vibrante sem vida e inativa”, advertiu o memorando assinado por 127 dos 220 padres que agora servem na diocese.

“Embora oficialmente a missa sinodal tenha sido lançada na diocese, a missa voltada para o povo é seguida em várias paróquias”, disse à CNA o padre José Kavalakat, coordenador do Comitê de Ação Litúrgica de Irinjalakkuda que liderou a delegação.

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