A Igreja está no mundo mas não é do mundo, diz o papa Francisco

Audiência do papa Francisco com membros do Instituto Secular dos Sacerdotes Missionários da Realeza de Cristo Audiência do papa Francisco com membros do Instituto Secular dos Sacerdotes Missionários da Realeza de Cristo | Vatican Media

“A Igreja, cada pessoa batizada, está no mundo, é para o mundo, mas não é do mundo”, disse o papa Francisco hoje (11) ao receber um grupo de representantes do Instituto Secular dos Sacerdotes Missionários da Realeza de Cristo.

Em seu discurso, o papa disse que o termo “secularismo” não é o mesmo que “secularidade”.

Segundo o papa, “a secularidade é uma dimensão da Igreja, chamada a servir e dar testemunho do Reino de Deus neste mundo”.

“E a consagração”, continuou ele, “vem para radicalizar essa dimensão, que claramente não é a única, mas é complementar àquela escatológica” e “cada um a realiza de acordo com sua própria condição na linha do mistério da Encarnação”.

Lembrou também que o instituto ao qual pertencem os padres se rege segundo o carisma franciscano, “que é o da pequenez: deste modo, forma-os para o serviço humilde, disponível e fraterno”.

“Este é o modelo da realeza de Cristo, que consiste em servir, em doar generosamente, com solidariedade aos pobres e excluídos. Realeza e pequenez: em Cristo são uma coisa só, e são Francisco é testemunha disso”, continuou.  

Para o papa, “somos apóstolos sobretudo com a própria humanidade, com aquelas virtudes humanas que o Concílio Vaticano II descreve: sinceridade, respeito pela justiça, fidelidade à palavra dada, bondade, discrição, firmeza de espírito, ponderação, retidão”.

Por fim, exortou os padres a serem fiéis à sua vocação e a evitarem “duas tendências hoje muito difundidas, inclusive entre os sacerdotes: o autorreferencialismo e a mundanidade”. 

“Nenhum de nós é completamente imune a elas”, concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar