7 de setembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Freira do "mais alto escalão" da Santa Sé está na lista de mulheres mais influentes da Forbes

Irmã Nathalie Becquart durante uma entrevista em Roma | Daniel Ibáñez/ACI Prensa

A revista americana Forbes incluiu a freira francesa Nathalie Becquart, de 54 anos, em sua lista anual das pessoas mais influentes do mundo em diferentes campos, como ciência, economia, direitos humanos, moda e Igreja Católica. Becquart foi nomeada pelo papa Francisco subsecretária da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos em 6 de fevereiro de 2021, tornando-se a primeira mulher com direito a voto em um sínodo e uma das figuras femininas mais influentes da Santa Sé.

A irmã Becquart, membro da Congregação Xaveriana desde 1995, aparece na edição de 2024 na lista das "50 mulheres com mais de 50 anos". Ela é considerada "a mulher de mais alto escalão no Vaticano".

A revista americana especializada no mundo dos negócios e das finanças destaca a formação acadêmica da freira, que tem mestrado em empreendedorismo pela escola de negócios HEC em Paris e também foi consultora de marketing.

Em 2008, ela foi nomeada vice-diretora da pastoral estudantil pela Conferência Episcopal Francesa e, em 2012, assumiu a direção do serviço nacional para a evangelização dos jovens e das vocações.

Esse cargo a levou a se envolver nos preparativos para o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, que aconteceu no Vaticano em 2018, tornando-se auditora da assembleia.

Em dezembro de 2022, antes do Sínodo da Sinodalidade no Vaticano, no qual ela tinha o direito a voto, Becquart disse que a ordenação de mulheres como sacerdotes católicos "não é uma questão em aberto" no momento.

Em um artigo publicado em 13 de dezembro na BBC, a freira francesa disse que há “muitas maneiras das mulheres servirem à Igreja”, mas a ordenação não é uma opção.

A irmã Nathalie Becquart também foi incluída na lista da BBC das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo.

Papa Francisco aumenta o número de mulheres trabalhando na Santa Sé

Em nenhum outro momento, tantas mulheres trabalharam na santa Sé como durante o pontificado do papa Francisco. Nos últimos dez anos, mais de 300 mulheres foram contratadas na Cidade do Vaticano e na Santa Sé.

Um estudo publicado por Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, em março de 2023 indicou que 1.165 mulheres trabalham atualmente no Vaticano. Segundo o estudo, a porcentagem de mulheres aumentou nos últimos dez anos de quase 19,2% para os atuais 23,4%.

Além disso, por ordem do papa, mais mulheres foram recrutadas para cargos de maior responsabilidade. Entre essas nomeações estão sete mulheres eleitas superioras do Dicastério para os Religiosos e seis leigas para o Conselho para a Economia.

Em 2022, Francisco também nomeou duas religiosas e uma leiga membros do Dicastério para os Bispos, incluindo a irmã Nathalie Becquart.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar