Jan 22, 2024 / 10:55 am
Milhares de pessoas marcharam na sexta-feira (19) em Washington D.C., EUA, na tradicional Marcha pela Vida, para celebrar a beleza e a dignidade de toda vida humana e exigir o fim do aborto em todo o país.
Os participantes se reuniram no National Mall, onde ouviram discursos de personalidades pró-vida, líderes religiosos e políticos.
Em meio a uma forte nevasca, depois do meio-dia, as primeiras palavras do comício foram proferidas pelo bispo John Abdalah, da Assembleia dos Bispos Ortodoxos Canônicos dos EUA, como um símbolo de unidade entre os cristãos.
Durante seu discurso, o bispo ortodoxo lembrou o valor da vida humana e aproveitou a oportunidade para rezar, junto com os presentes, pelas crianças não nascidas e suas famílias. Ele também pediu ao Senhor que ilumine as autoridades civis e os legisladores, para que possam proteger todos os bebês, nascidos ou não.
O tema do evento deste ano foi "Com cada mulher, por cada criança", disse a presidente da Marcha pela Vida nos EUA, Jeanne Mancini. Ela destacou que, "segundo estudos, 60% das mulheres que optaram pelo aborto teriam escolhido a vida se tivessem tido mais apoio".
Sound on! 📣
— Catholic News Agency (@cnalive) January 19, 2024
A group of pro-lifers beautifully sing the Ave Maria in Latin.#WhyWeMarch #ewtnprolife pic.twitter.com/YA3dWC14kd
"Do que uma mulher mais precisa quando se depara com uma gravidez não planejada? Ela não precisa de alarmismo, não precisa ser envergonhada. Ela precisa ouvir: 'Você pode fazer isso e eu vou ajudá-la'", disse Mancini à plateia.
Mancini também enfatizou que uma mãe precisa saber que alguém estará ao seu lado para ajudá-la durante o "ato corajoso" da gravidez e a subsequente criação de um filho. "Ela precisa saber que não estará sozinha”.
La Virgen de Guadalupe presente en la Marcha por la Vida 2024. #whywemarch #ewtnsialavida #ewtnprolife pic.twitter.com/FFfeGaCXyg
— EWTN ESPAÑOL (@EWTNespanol) January 19, 2024
Por fim, falou sobre a importância da derrubada do caso Roe x Wade em junho de 2022, uma decisão da Suprema Corte que até então permitia o aborto legal nos EUA. No entanto, ressaltou que a luta pela vida ainda não acabou. "Continuaremos a marchar todo mês de janeiro... até que as leis de nossa nação reflitam a verdade básica de que toda vida humana é criada com igual dignidade e merece ser protegida", disse.
A presidente da organização disse que a Marcha pela Vida continuará crescendo nos próximos anos e que esperam, em curto prazo, chegar a todos os estados do país. "Continuaremos marchando até que o aborto seja impensável", concluiu.
Así llegaron los primeros caminantes a la Marcha por la Vida en Washington DC #EWTNsialaVida pic.twitter.com/A4dNYQOS1L
— EWTN ESPAÑOL (@EWTNespanol) January 19, 2024
Representando o âmbito político, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, foi convidado a subir ao palco. O político do Partido Republicano disse que este "é um momento crucial" para ajudar as mães e seus filhos.
Johnson também disse que os EUA foram fundados em um credo, que é a essência de todos os seus cidadãos e é o princípio fundamental do sucesso do país. Ele disse que os direitos dos americanos "não vêm do governo, vêm de Deus".
"Eu mesmo fui o resultado de uma gravidez não planejada. Em janeiro de 1972, apenas um ano antes de Roe x Wade, meus pais adolescentes escolheram a vida, e sou profundamente grato por isso", disse.
Loving all the signs we're seeing at the March for Life! #ewtnprolife #WhyWeMarch pic.twitter.com/4QKUGvgeWs
— Catholic News Agency (@cnalive) January 19, 2024
Entre os palestrantes também estavam o ex-jogador do New England Patriots, Ben Watson, o deputado estadual republicano de Nova Jersey, Chris Smith, e o fundador da comunidade católica brasileira Jesus Menino, Antônio Carlos Tavares de Mello. A comunidade tem como carisma o cuidado e a adoção de pessoas com deficiência, algumas delas vítimas de tentativas de aborto.
“Com muita alegria, eu venho do Brasil para defender a vida em todo o mundo. Eu sou pai de 46 filhos adotados. Todas as crianças que foram adotadas receberem o colo de um pai e hoje vivem em uma grande família. Estamos em vários locais do mundo, para fazer com que a vida seja defendida. Eu preciso de cada um de vocês, preciso dos jovens, dos adultos, para defender a vida. Venham nos ajudar”, disse Tonio.
A oração de encerramento foi conduzida pelo pastor Greg Laurie, que, acompanhado de sua esposa, despediu-se dos peregrinos que iniciaram sua jornada carregando cartazes e gritando frases pró-vida.
Este ano, a marcha terminou entre o Capitólio e a Suprema Corte. A intenção era não só comemorar a vitória do movimento pró-vida com a derrubada do caso Roe x Wade, mas também testemunhar aos legisladores que a luta pelos nascituros não terminará até que a vida seja protegida em todas as circunstâncias.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar