Mar 13, 2024 / 17:15 pm
O papa Francisco recebeu hoje (13) a polêmica freira Lucía Caram e os membros da equipe do site espanhol Religión Digital, que regularmente publica conteúdo contrário à doutrina católica.
A Sala de Imprensa da Santa Sé não deu informações hoje sobre a audiência do papa com Caram e os jornalistas de Religión Digital.
Em uma nota publicada hoje, Religión Digital, que completa 25 anos de existência, disse que o papa Francisco se reuniu com eles por meia hora e lhes disse, entre outras coisas: "Não percam a esperança. Continuem lutando por esta Igreja viva e a tornem conhecida".
No texto, contaram que o papa se reuniu com eles na "sala dos fundos da Aula Paulo VI, (a auletta)", que é "o mesmo escritório onde ele recebeu [Volodimir] Zelenski, [Nicolás] Maduro ou Raul Castro".
O encontro contou com a presença da freira dominicana Lucía Caram; do diretor de Religión Digital, o ex-padre José Manuel Vidal; dos jornalistas José Lorenzo e Jesús Bastante; bem como presidente da ONG Mensageiros da Paz, padre Ángel García Rodríguez. Foram discutidos temas como "a Igreja na Espanha, os desafios para o futuro, sua saúde, críticas extremas, a questão dos seminários, futuras viagens ou a vigência do Vaticano II".
Segundo Religión Digital, eles presentearam o Papa Francisco, por seus 11 anos de pontificado, celebrados hoje, com "um presente especial: as dezenas de milhares de apoios recebidos na campanha RDconelPapa, pela qual Francisco agradeceu, muito, as demonstrações de apoio vindos de todos os cantos do mundo".
A irmã Lucia Caram comentou no Facebook: “Vimos um papa sereno e muito inteiro. Pudemos conversar, ouvir e compartilhar. Eu lhe dei um presente que o emocionou: um estojo com o livro dos Evangelhos e os salmos que era carregado por um soldado que morreu no fronte” na guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Quem é a irmã Lucía Caram?
Lucía Caram é uma freira dominicana de origem argentina que vive na Espanha. Tem 57 anos e é conhecida por uma série de posições polêmicas, como seu apoio ao separatismo catalão.
Em 2023, ela se manifestou a favor de permitir que pares homossexuais possam “casar na Igreja".
Em 2017, a irmã Lucía Caram disse que são José e a Virgem Maria tiveram relações sexuais, pois é "o mais normal". No mesmo ano, em uma entrevista com o ator pornô Nacho Vidal, a freira criticou que "durante muito tempo a Igreja se dedicou a apedrejar aqueles que não viviam de acordo com as normas".
Em 2014, ela disse a La Opinión de Málaga que "quem toma livremente a decisão [de abortar] tem que ser as pessoas. A Igreja não pode se envolver. Nem mesmo Deus, que nos fez livres por uma razão".
Em 2013, entrevistada pelo jornal colombiano El Tiempo, ela defendeu o uso de métodos contraceptivos e garantiu que "o inferno não existe".
O que é Religión Digital?
Religión Digital é um site que frequentemente publica conteúdo contrário à doutrina da Igreja Católica. Um de seus artigos mais polêmicos, escrito pelo padre jesuíta Juan Masiá, nega a virgindade de Santa Maria. O próprio padre Masiá, por meio do mesmo site, em outra ocasião defendeu a eutanásia.
A irmã Lucía Caram também foi colaboradora do site.
Em 2016, o conhecido sacerdote espanhol e especialista em demonologia José Antonio Fortea disse à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, que Religión Digital era "um site que promovia continuamente todos os autores que atacavam o dogma e a hierarquia eclesiástica".
"Religión Digital acabou se transformando em um portal temido por não poucos bispos e com uma influência muito grande sobre a pior parte do clero, os mais desobedientes", continuou.
O padre Fortea questionou por que alguns católicos financiam Religión Digital e advertiu que o site é uma "fonte de águas envenenadas pela heterodoxia".
Depois que op Bento XVI anunciou sua renúncia ao pontificado em fevereiro de 2013, um mês antes da eleição do papa Francisco, o Religión Digital publicou em sua primeira página: "O problema não é o papa... O problema é o papado".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar