Apr 22, 2024 / 15:26 pm
Dom Ángel Fernández, primeiro sucessor de dom Bosco a ser criado cardeal e que continuará como reitor-mor dos salesianos, foi ordenado arcebispo no sábado (20), na basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Na missa, outro salesiano, dom Giordano Piccinotti, presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA), também recebeu a consagração episcopal.
Antes da ordenação, dom Fernández fez um retiro de 12 a 15 de abril no convento de Santa Clara das Irmãs Clarissas, no Vaticano.
A missa de ordenação dos dois salesianos começou às 15h30 (hora local) e foi celebrada pelo núncio apostólico emérito na Itália e na República de São Marino, cardeal Emil Paul Tscherrig,
Os principais concelebrantes foram o arcebispo de Rabat, Marrocos, cardeal salesiano Cristóbal López Romero, e o bispo emérito de Ghent, Bélgica, dom Lucas Van Looy, também salesiano.
Segundo a Agência Salesiana de Notícias (ANS), o cardeal Tscherrig fez uma breve homilia na qual disse: “Estamos aqui reunidos para celebrar um dos maiores milagres da Igreja: a sucessão apostólica. Desde o tempo dos apóstolos, esta sucessão é transmitida pela imposição das mãos e pela invocação do Espírito Santo. A graça do ministério episcopal sempre passou de um bispo para outro e esta sucessão ininterrupta continua até hoje”.
Citando o papa Francisco, o cardeal disse que “tornar-se bispo implica uma opção missionária capaz de transformar tudo” e que os bispos devem ser capazes de olhar e amar os seus fiéis com os olhos de Cristo.
“A vida cresce quando se entrega, enquanto enfraquece no isolamento e na comodidade. Na verdade, quem mais aproveita a vida é quem sai da segurança da margem e se entusiasma pela missão de comunicar a vida aos outros”, disse ele.
Depois da homilia, aconteceu o rito da consagração episcopal com as ladainhas dos santos e a imposição das mãos aos novos arcebispos salesianos.
Depois de serem ungidos e receberem suas respectivas mitras, anéis e cajados, ambos se sentaram em suas sedes e foram recebidos com calorosos aplausos dos presentes.
Depois da comunhão, o cardeal Ángel Fernández Artime agradeceu aos presentes, falou da união dos salesianos com o papa Francisco e disse que ele e dom Piccinotti continuarão servindo à Igreja, especialmente aos pobres.
A missa contou também com a presença de vários fiéis, amigos e familiares, autoridades civis; e alguns cardeais salesianos como Tarcisio Bertone; o arcebispo de Montevidéu, Uruguai, Daniel Sturla; e o arcebispo emérito de Tegucigalpa, Honduras, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga,
Decreto de “dispensa” do papa Francisco para o cardeal Ángel Fernández Artime
A Agência Salesiana de Notícias (ANS) informou que o papa Francisco enviou no dia 19 de abril de 2024 um decreto de “dispensa” para o cardeal Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos salesianos.
O novo arcebispo e primeiro cardeal sucessor de dom Bosco informou sobre a “dispensa”, ou seja, a “exceção ao que está legislado pelo Direito Canônico”, com a qual o papa o autorizou a continuar como reitor-mor dos salesianos, apesar de agora ser bispo.
Portanto, o cardeal Fernández permanecerá reitor-mor até a tarde do dia 16 de agosto de 2024, depois da celebração do 209º aniversário do nascimento de são João Bosco no Colle Don Bosco.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar