5 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Igreja de São Jorge é reconstruída um ano depois de terremoto na Síria

A igreja de São Jorge em Aleppo, na Síria, reabriu suas portas depois da restauração dos danos causados por um terremoto em fevereiro do ano passado. | Abdul Kareem Daniel

A festa de são Jorge deste ano foi particularmente alegre em Aleppo, Síria, para a comunidade greco-católica melquita.

A igreja reabriu suas portas depois da restauração dos danos causados por um terremoto em fevereiro do ano passado. Além disso, o arcebispo greco-melquita de Aleppo e seus arredores, dom Georges Masri, vai celebrar o seu jubileu de ouro, que marca seus 50 anos como bispo.

As celebrações ocorreram durante a visita do patriarca da Igreja Greco-Católica Melquita, dom Youssef Absi, que celebrou a divina liturgia na igreja restaurada na noite de ontem (23). Na noite da segunda-feira (22), houve uma procissão da Bíblia Sagrada pelas ruas, seguida de vésperas.

O padre Fadi Najjar, diretor da Providence Private School, que fica ao lado e pertence à igreja, disse à ACI MENA, agência em árabe do grupo EWTN, a que pertence ACI Digital, que o terremoto do ano passado causou rachaduras nas paredes da igreja nos lados direito e esquerdo. A fachada externa também foi danificada. Pedras caíram e danificaram as escadas.

"O primeiro passo foi remover as pedras soltas de cima para proteger as pessoas, especialmente porque o salão da igreja abrigou os desalojados por mais de um mês, fornecendo refeições", disse Najjar. "A restauração então começou, levando cerca de um ano sob a supervisão direta de dom Masri. As rachaduras foram fechadas, a fachada externa foi restaurada, o interior foi repintado, as pedras foram polidas e novas escadas foram construídas."

Najjar disse que as paredes das salas de aula da escola também racharam, e os sistemas de saneamento foram danificados. "Não restauramos apenas a escola. Em vez disso, começamos uma restauração completa, aproveitando as férias de verão. Em cinco meses, o prédio ressurgiu lindamente das cinzas", explicou.

"Novas salas de aula estão sendo abertas, o laboratório de idiomas foi revitalizado, banheiros foram adicionados, além de sala de TV e cinema, brinquedoteca e estúdio de aeróbica. Cerca de 150 assentos serão restaurados, paredes serão pintadas, pisos serão polidos e pedras serão  branqueadas – tudo graças ao financiamento da instituição de caridade Salla. A [fundação pontifícia] Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) cobriu os custos de restauração da igreja", acrescentou.

A igreja de são Jorge em Aleppo, na Síria, antes e depois da restauração. Joseph Nono

Najjar disse que Masri apoiou fortemente a restauração da escola, expressando profundo apreço pelo empreiteiro, o engenheiro Joseph Nono, responsável pelos projetos da igreja e da escola.

Notavelmente, a visita de Absi a Aleppo incluiu visitas ao Instituto de Música Dar Al-Nahda, que é dirigido pelo artista Shady Najjar, e um jantar para homens e mulheres com o mesmo nome de batismo de são Jorge nascidos entre 1960 e 1980. Ele também planejou um passeio pela Praça Velha de Aleppo.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar