5 de dezembro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Cruz peitoral de Bento XVI furtada de Igreja na Alemanha ainda está desaparecida

Papa Bento XVI em Vigevano, Itália, em 21 de abril de 2007. | miqu77/Shutterstock

O homem preso pelo furto de uma cruz peitoral que o papa Bento XVI deu à paróquia na qual cresceu em sua terra natal, a Bavária, cumpre agora pena de prisão.

O tribunal distrital de Traunstein condenou um cidadão da República Tcheca, de 53 anos, a dois anos e seis meses de prisão na segunda-feira (6).

O autor do crime, que as autoridades descreveram como um ladrão com histórico de crimes em vários países europeus, deixou vestígios no local do crime que levaram à sua identificação e prisão.

No entanto, a cruz ainda está desaparecida.

O tribunal ouviu do advogado do acusado que seu cliente furtou a cruz peitoral porque achava que “valia a pena roubá-la” e vendê-la devido à sua aparência. A cruz, que mede cerca de 15 centímetros de comprimento, é feita de prata banhada a ouro e adornada com uma pedra preciosa.

Apesar de o juiz ter interrompido o julgamento duas vezes para dar tempo ao acusado e ao seu advogado para telefonarem a um cúmplice a quem alegadamente o ladrão deu a cruz “para guardar”, todas as tentativas de contato foram infrutíferas.

Antes de o veredito ser anunciado, o acusado dirigiu-se pessoalmente ao tribunal, dizendo que sabia que a lista das suas condenações anteriores era tão longa que parecia incrível. No entanto, a mídia estatal da Bavária informou que ele prometeu que a cruz voltaria para Traunstein.

O valor da cruz para a Igreja Católica “é inestimável”, disse um comunicado da polícia na época do roubo.

A cruz peitoral de Bento XVI que foi furtada. Departamento de Polícia da Bavária

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn. Quando Joseph tinha dois anos, seu pai mudou-se com a família para Traunstein, onde estudou no seminário.

O papa celebrou sua primeira missa como sacerdote recém-ordenado na igreja de santo Osvaldo em 1951. Depois de uma reforma em 2020, a cruz foi exibida em uma vitrine na igreja que agora está quebrada.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar