18 de outubro de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Quais são os dons e os frutos do Espírito Santo

Dons e frutos do Espírito Santo . | Crédito: Domínio Público - Wikimedia Commons.

A Solenidade de Pentecostes é no próximo domingo, 19 de maio. Abaixo, os sete dons do Espírito Santo e os seus frutos.

Os sete dons do Espírito Santo

O Catecismo da Igreja Católica diz que estes dons  “são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito”, sustentam a vida moral do cristão e “completam e levam à perfeição as virtudes daqueles que os recebem”.

Os dons do Espírito Santo são sete: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, conhecimento, piedade e temor de Deus.

Segundo o Catecismo Maior de São Pio X, padroeiro dos catequistas, o dom da sabedoria permite-nos contemplar as coisas eternas, como "a Verdade eterna, que é Deus, no qual pomos nossa complacência, amando-O como nosso Sumo bem".

O Entendimento “facilita a compreensão” das verdades e mistérios da fé que são difíceis de alcançar por nós mesmos. O dom do conselho nos ajuda a saber o que é melhor para a maior glória de Deus e para o bem de nós mesmos ou do próximo. A fortaleza “nos inspira coragem e determinação” para permanecermos firmes na lei divina e na Igreja.

O dom da ciência ajuda a julgar corretamente e a aproveitar tudo o que o Senhor nos confia neste mundo para levá-lo a Ele. A piedade ajuda a manter um coração confiante em Deus e benevolente para com o próximo. Finalmente, o temor de Deus “nos faz reverenciar a Deus, e ter receio de ofender a sua Divina Majestade”.

O cristão que reconhece algum destes dons na sua vida pessoal está deixando o Espírito Santo agir. Mas, santo Tomás de Aquino advertia para não ficarmos fechados em nós mesmos.

“É importante não esquecer que mesmo possuindo todos os dons do Espírito Santo, sem caridade não se tem vida... Por mais que um cadáver esteja revestido de ouro e pedras preciosas, ele continua sendo um cadáver”, disse ele.

Os frutos do Espírito Santo

O Catecismo da Igreja Católica diz que estes frutos “são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como primícias da glória eterna”.

A tradição diz que são 12: caridade, alegria, paz, paciência, bondade, longanimidade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade.

Vários destes frutos são mencionados por são Paulo na sua carta aos Gálatas. Por isso, numa reflexão sobre o fruto do Espírito, o papa Francisco disse que poderia ser um bom exercício espiritual “ler a lista de São Paulo e observar a própria conduta, para verificar se corresponde, se a nossa vida está verdadeiramente de acordo com o Espírito Santo, se dá estes frutos”.

“Por exemplo, os três primeiros são caridade, paz e alegria: por isto se reconhece se uma pessoa é habitada pelo Espírito Santo. Uma pessoa que está em paz, que rejubila e que ama: com estas três caraterísticas vê-se a ação do Espírito”, acrescentou.

O apóstolo Paulo também denuncia as obras da carne e que são contrárias aos frutos do Espírito.

“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, liber­tinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar